A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA NO DESEMPENHO DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PRESENCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)

Moacir Verissimo Da Silva Junior, Miguel Lopes Oliveira Filho

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo central analisar, através de dados colhidos com os discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis Presencial da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a relevância e a contribuição das monitorias no desempenho dos alunos durante a graduação. As monitorias são aulas extras, ministradas por alunos selecionados pelos docentes do curso e consistem no ato de efetuar uma revisão das aulas lecionadas pelos professores das disciplinas, que se dá a partir do incremento de atividades práticas com os graduandos em um canal aberto para sanar dúvidas através de diversos meios de comunicação. Este estudo está baseado na teoria do filósofo e educador americano John Dewey em sua obra Democracia e Educação (1979), além de estudos realizados por pesquisadores do meio acadêmico. Os conceitos trazidos por esses autores são primordiais para o entendimento da relevância dos monitores enquanto transmissores de conteúdo do ensino superior. Os dados utilizados foram extraídos da pesquisa elaborada em conjunto com a coordenação do curso de Ciências Contábeis Presencial da UFPE e obtida através de um questionário objetivo de análise de desempenho e percepção de aprendizagem. Como meio de estudo, foi utilizado a análise de conversação e de padrões discursivos mediante aplicação de estatística descritiva. Os resultados colhidos sugerem que os discentes, ao participarem das monitorias ofertadas, obtêm resultados positivos nas disciplinas, isto é, que a monitoria preenche a lacuna deixada pelos docentes em sala de aula, devido ao método diferenciado de ensino. Ademais, foi constatado que as monitorias se apresentam como extremamente úteis para o formato de aulas remotas enquanto persiste a pandemia do novo coronavírus. Com isso, nota-se que o projeto de monitoria é significativamente importante para a formação do aluno ao longo da graduação.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Organização:

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC/UFPE