A NECESSIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DOS PERÍODOS FINAIS DA GRADUAÇÃO E PÓSGRADUAÇÃO (LATO SENSU) EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE).

Lucas Alberto Rodrigues de Lima, Priscila Ester Vieira, Valcilio Eugênio Silva Júnior, Carolliny Juliana Gomes de Assis

Resumo


Com a revolução histórica das atividades laborais, surgiu uma maior cobrança por resultados e diferenciação dos profissionais. A Educação Profissional Continuada (EPC), com o transcorrer do tempo, firmou-se como uma prática cada vez mais exigida e necessária para a atualização e manutenção da garantia de uma boa profissionalização. Partindo desse cenário, abordaremos neste artigo a relação da EPC com o exercício da contabilidade. No âmbito contábil, o tema é regido pela NBC PG 12, norma emitida pelo Conselho Federal de Contabilidade. Tendo em vista isso, o objetivo geral dessa pesquisa foi verificar as diferentes percepções entre estudantes do bacharelado em Ciências Contábeis matriculados nos últimos períodos letivos (6°, 7° e 8°) e pós-graduandos, ambos da UFPE, sobre a temática. Além disso, evidenciar a análise do principal órgão de fiscalização da atividade contábil, em relação ao tema e sua importância para o exercício da profissão. Por conseguinte, foi utilizado como metodologia questionários virtuais e formulários para a captação de informações dos discentes. Em relação a percepção do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRC/PE) sobre o tema, entrevistas foram realizadas com seu presidente, José Campos, e com o vice-presidente do desenvolvimento profissional, Francisco Galvão, ambos membros efetivos da autarquia fiscalizadora de Pernambuco. Como resultado da pesquisa constatou-se pontos de convergências e divergências entre os grupos de discentes, além das informações acerca do planejamento, distribuição e funcionamento de cursos oferecidos pelo CRC/PE de EPC. Dessa forma, a contribuição apresentada por essa pesquisa para a comunidade acadêmica é a síntese das percepções dos grupos supracitados, escolhidos por estarem imersos e em contato cotidiano com a Ciência Contábil. Além disso, o confronto entre os resultados oriundos da opinião desses grupos e o registro das atividades que priorizam a expansão e garantia da EPC praticadas pelo CRC/PE.


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Organização:

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC/UFPE