A Formação Discente na Área de Controladoria: Uma Busca por Similaridades entre os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu no Estado de Pernambuco

Tácio Marques da Cunha, Tania Nobre Gonçalves Ferreira Amorin, Maria do Rosario da Silva

Resumo


Um curso de pós-graduação permite a criação de valor agregado aos discentes que concluíram a graduação, uma vez que permite o desenvolvimento de competências importantes para o exercício da profissão. Na área de Controladoria existem apenas duas graduações em nível de graduação, o que tem propiciado um crescente número de cursos de pós-graduação, sobretudo lato sensu, sendo ofertados pelas Instituições de Ensino Superior para atender a demanda discente. Diante deste cenário, o presente estudo buscou investigar a existência de similaridades na formação discente entre os cursos de pós-graduação lato sensu em Controladoria, ofertados em Pernambuco, no primeiro semestre de 2020, a partir da análise comparativa das grades/matrizes curriculares dos mesmos. A pesquisa realizada tem caráter descritivo, documental e com relação a abordagem do problema, é tipo quali-quanti, uma vez que foi necessário a catalogação e classificação dos dados para quantificação, análise e interpretação. As similaridades encontradas permitiram afirmar que a maioria dos cursos associa a Controladoria a outra área de conhecimento, ampliando assim, a formação, abrangência e demanda discente; tem carga horária total entre 360 e 480 horas; disponibiliza apenas a grade/matriz curricular on-line; oferece somente uma disciplina na área comportamental para formação de competências sociais; e a grande maioria das disciplinas é formadora de competências técnicas da Controladoria especificamente, associadas à Contabilidade, Planejamento e Gestão.

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Organização:

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC/UFPE