ACADEMIA VS MERCADO: Análise Feita Pelos Egressos Sobre O Curso De Ciências Contábeis Frente Às Demandas Mercadológicas

Felipe Borges de Santana

Resumo


Resumo Esse estudo se propôs a evidenciar se a IES consegue preparar o acadêmico para o mercado de trabalho pela visão dos egressos institucionais. Para sustentar essa pesquisa, utiliza-se da pedagogia de competências e observando o estágio supervisionado que faz essa relação da academia com o mercado de trabalho, buscando avaliar a melhor forma de formação e capacitação desse egresso para a inserção mercadológica. A sua fundamentação teórica se divide em duas seções, de forma linear e metodologicamente dedutiva abordando sobre a importância da satisfação do egresso quanto a sua formação, a pedagogia de competências aplicada à contabilidade, com a subseção do estágio supervisionado e sua importância formativa. O objetivo geral desse estudo foi analisar o grau de satisfação e capacitação dos egressos frente a sua formação acadêmica para atender as demandas do mercado de trabalho. A metodologia empregada segue os preceitos de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com 19 egressos de uma IES localizada no Semiárido do Nordeste Baiano, e na coleta dos dados utilizou a técnica de questionários estruturados. Com esse estudo, os resultados alcançados respondem a favor do descompasso entre a academia e o mercado de trabalho, corroborando no estudar algo que já não se aplica na prática e prejudicando os sujeitos formados e formandos dessa IES no sentido de inserir-se no mercado de trabalho contábil. A IES necessita de uma atualização curricular para proferir um maior grau de capacitação dos alunos, e consequentemente, este se deve as lacunas encontradas na relação da formação com o mercado de trabalho intercalado com a execução do estágio supervisionado.

Palavras-Chave: Estágio supervisionado, formação profissional contábil, inserção mercadológica, pedagogia de competências, egressos.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Organização:

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC/UFPE