Análise Acerca das Expectativas e Grau de Adesão quanto à Continuidade das Atividades Acadêmicas no Período de Pandemia pela COVID-19 dos Estudantes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco.

Filipe Ferreira dos Santos, Miguel Lopes de Oliveira Filho

Resumo


É de insofismável certeza que, a pandemia causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid19, afetou o mundo em todas as suas esferas e, com a educação, não poderia ser diferente. Seus impactos nos sistemas educacionais tiveram como culminância a suspensão das aulas presenciais e o fechamento generalizado de escolas e universidades. Buscando a diminuição das sequelas deixadas por tamanha enfermidade e mirando a manutenção e continuação do ensino, uma saída para este cenário é a implementação do ensino remoto. Esta nova ferramenta metodológica, se aplicada corretamente, pode ser vista como uma solução rápida e de caráter emergencial, podendo ser aplicada do ensino básico ao superior, a partir das necessidades dos alunos. Tendo tais informações como premissas fundamentais, o presente estudo, tem por objetivo realizar uma análise sobre as expectativas dos alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis presencial da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) quanto ao ensino remoto, investigando também, o nível de adesão dos mesmos a esta nova ferramenta para o ensino. A amostra foi de 368 estudantes distribuídos ao longo dos períodos. Para levantamento dos dados, um questionário semiestruturado foi aplicado online aos alunos de Ciências Contábeis da UFPE. Os resultados indicaram que, a maioria dos discentes, concorda com o retorno das atividades acadêmicas por meio desse novo formato de ensino. Entretanto, uma curta parcela da amostra, afirmou não ter plena ou ter parcial condição de assistir as aulas por falta de recursos financeiro-tecnológicos, necessitando assim, de uma atenção específica, a fim de abrandar os impactos causados pela utilização da nova ferramenta. Por fim, o estudo também apontou que é imperativo que o novo formato, traga consigo a manutenção da qualidade do ensino que já era ofertado aos alunos antes do período da pandemia, garantindo assim, os benefícios da boa formação para o discente.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Organização:

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC/UFPE