A Responsabilidade Social Corporativa e o Gerenciamento de Resultados nos Bancos Brasileiros

Flavio Rodrigo Leal Tunico, Francis Claiton Balbino, Rodrigo Vicente dos Prazeres, Umbelina Cravo Teixeira Lagioia

Resumo


O presente estudo analisou a relação bidirecional existente entre a divulgação de informações sobre Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e o Gerenciamento de Resultados (GR) para os maiores bancos brasileiros. A partir de uma amostra das 12 maiores instituições financeiras na data-base de dezembro de 2014, foram analisados os Relatórios de Administração, de Sustentabilidade e as notas explicativas para o período de 2010 a 2014. A análise foi realizada a partir da utilização do método dos mínimos quadrados ordinários de dois estágios com a finalidade investigar a relação existente entre o nível de disclosure de RSC e o gerenciamento de resultados nos bancos brasileiros. Como resultados, foi observado que os bancos que apresentam maiores índices de disclosure de RSC tendem a apresentar maior nível de GR e que a mudança na empresa de auditoria externa tende a coibir a prática do GR. Por outro lado, as instituições que apresentam maiores indícios de GR também apresentam maiores índices de divulgação de RSC, e que as variáveis tamanho, EBIT e empréstimos imobiliários estão positivamente relacionados com o índice de disclosure de RSC.


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Organização:

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC/UFPE