Aprendizagem e Desenvolvimento de Competências Contábeis

Hugo Moreira de Oliveira, Fernanda Paula Arantes, Maria Salete Batista Freitag, Ricardo Messias Rossi

Resumo


Considerando a abordagem pela qual a aprendizagem mostra-se um processo influenciado pelo contexto social e político no qual os indivíduos encontram-se inseridos e interagem, isto é, a perspectiva da Aprendizagem Situada, buscou-se investigar como ocorre o processo de aprendizagem no desenvolvimento de competências contábeis. À luz dessa perspectiva e adotando como modelo de análise o International Education Standard – IES 3, foram entrevistados nove profissionais membros do Sindicato dos Contabilistas do Estado de Goiás (SCESGO). Essas entrevistas foram apoiadas por roteiro semiestruturado, o qual possibilitou abordar tanto os processos formais, quanto informais de aprendizagem. Observou-se que os membros do Sindicato constituem uma Comunidade de Prática, e que dentre as cinco competências que qualificam o contador, de acordo com as competências estabelecidas pela IES 3, isto é, intelectual, pessoal, técnica, interpessoal e de comunicação e organizacional, aquelas que sofrem maior impacto da Comunidade de Prática estudada são: a competência intelectual, uma vez que as reuniões estimulam o desenvolvimento de um censo crítico e interpretativo de seus participantes; a competência interpessoal e de comunicação, dado que a interação entre os membros permite o desenvolvimento da capacidade de transmitir um conhecimento e de absorver uma nova informação; e a competência técnica, já que se aprende como fazer determinado evento e a como lidar com novas exigências. Esse estudo apresenta como limitações o fato de ter realizado um baixo número de entrevistas com os participantes das reuniões, além de se tratar de um estudo transversal, considerado um período relativamente curto para se coletar dados e informações. Para o desenvolvimento de estudos futuros sugere-se que se analise mais de uma Comunidade Prática, e por um período de tempo maior, a fim de se comparar os resultados entre as comunidades analisadas.

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Organização:

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC/UFPE