Educação Continuada: Uma Análise da Evolução da Participação dos Servidores nas Capacitações Ofertadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí.

Regina Cláudia Soares do Reg Pacheco, Diogo Emanuel Mendes Viana, Thaís Portela Fontenele, Giovanna Bruna Monteiro Borges

Resumo


A aprendizagem é um processo contínuo. A importância decorrente da educação continuada, que, de forma breve, pode ser conceituada como a atualização de conhecimentos teóricos, com ênfase nas práticas de um determinado trabalho, abordando temas metodológicos, teóricos, tecnológicos, deve ser considerado pelas empresas visando atualizar seus colaboradores. O processo educativo não pode ser considerado encerrado ao final de um curso, pois é necessário que o indivíduo esteja em constante processo de educação. A ideia de educação como uma necessidade permanente pode ser associada à própria natureza humana. Tendo em vista sua importância para o contexto moderno e marcado pelas transformações, pela complexidade das relações, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) realiza atividades para a capacitação de seus servidores por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC). Este artigo objetiva apresentar uma análise sobre a evolução da educação continuada no âmbito do controle externo no TCE-PI entre os anos 2013 e 2015. Com o referencial teórico, buscou-se embasamento na literatura já existente sobre educação continuada e sobre controle externo, além de trazer informações a respeito do funcionamento e da estrutura da EGC. Para cumprir o objetivo proposto, utilizou-se uma abordagem qualitativa e a pesquisa se caracterizou como bibliográfica, documental e de campo. Os dados analisados evidenciaram um avanço na quantidade de cursos ofertados no ano de 2015 em comparação aos cursos ofertados durante o período de 2013 e 2014, sendo que a evolução da participação dos servidores seguiu a mesma tendência do total das atividades de capacitação ofertadas. Pode-se, portanto, afirmar que o TCE-PI é uma entidade que se preocupa com a educação dos seus servidores, visando ampliar a participação dos mesmos nas capacitações tanto internas quanto externas, pois dessa forma as atividades desenvolvidas ganham força em razão da aprendizagem que acontece de forma permanente.

Texto completo:

Artigo

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Organização:

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC/UFPE