Analise comparativa entre índices de governança na gestão do poder público municipal executivo e legislativo de Porto Velho

João Marcos Machado de França, Mariluce Paes de Souza, Theóphilo Alves de Souza Filho

Resumo


As organizações operam em um ambiente cada vez mais complexo, estando constantemente sujeitas a diversos tipos de pressão, tanto internas quanto externas. As organizações públicas se inserem neste cenário, sendo cada vez mais cobradas por melhores desempenhos resultantes de mecanismos de gestão eficientes acerca das obrigações que lhes competem. Com a evolução do uso dos computadores e dos meios de comunicação, definiram-se novas formas para os modelos de relacionamento estado-sociedade cada vez mais baseadas nas novas tecnologias de informação e comunicação - TICs. Essas tecnologias teriam, portanto, potencial para construir uma nova relação entre poder público executivo e legislativo e o cidadão, ao pressupor-se que possibilitam uma administração pública mais eficiente, democrática e transparente.

Neste contexto, foi possível analisar o portal eletrônico da organização em estudo sob a ótica da governança eletrônica, avaliando os indicadores propostos para definir um índice que demonstrou o grau de acesso proporcionado ao cidadão, empresas e às ações do poder público municipal executivo e legislativo. Bem como a gestão do poder público municipal executivo e legislativo de porto Velho pode melhorar seu desempenho, no sentido de prestar mais e melhores serviços on-line mais efetivos à sociedade, com algumas melhorias no seu portal, algo que pode até ser simples, considerando que maioria das práticas já existe e que só precisam ser adequadas, de maneira que possam ser mais acessíveis e se constituírem, de fato, em uma fonte de informações que possa atrair o cidadão a conhecer e participar do processo democrático da gestão pública.


Texto completo:

Artigo

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Organização:

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC/UFPE