A Governança nas Instituições de Ensino Superior: o caso da Universidade Federal de Pernambuco

Maria da Conceição Couto da Silva, Josete Florencio dos Santos

Resumo


Esta pesquisa, cujo enfoque consiste na governança e nos índices de desempenho (rankings universitários) nas Instituições de Ensino Superior (IES), tem como objetivo analisar se a introdução das práticas de governança na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) pode ser associada ao desempenho apresentado nos principais indicadores de avaliação de IES, no período de 2013 a 2015. Para o alcance do objetivo proposto, utilizou-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso, com abordagem metodológica de pesquisa qualitativa, técnica pesquisa documental e objeto de estudo a UFPE. Na coleta de dados foram utilizadas fontes secundárias públicas, disponíveis nos websites das instituições avaliadoras e da UFPE, além da Controladora Geral da União, Portal da Transparência e do Tribunal de Contas da União. Após a coleta dos dados, foi feita uma análise interpretativa dos índices apresentados pelas instituições nacionais e internacionais, como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) utilizando o Índice Geral de Cursos (IGC), Folha de São Paulo através do Ranking Universitário Folha (RUF), Center for World University Rankings (CWUR), Quacquarelli Symonds World University Rankings (QS) e Scimago Institutions Rankings (SIR), bem como das práticas apresentadas de acordo com os modelos do IBGC (2015), IFAC (2001), OCDE (2015b) e TCU (2014). Foi também verificado e analisado se o desempenho da UFPE está associado à introdução de práticas de governança. Quanto ao desempenho da UFPE, percebe-se que no período de 2013 a 2015 se posiciona como a melhor universidade do Norte-Nordeste e entre as 16 melhores do Brasil. Quanto às práticas de governança, revela-se que na maioria dos aspectos analisados (7 de 9 aspectos) ela atende de forma satisfatória ao recomendado nas boas práticas de governança. Os resultados também indicam que a presença de práticas de governança contribuiu para a melhoria do desempenho institucional na UFPE.


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Organização:

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC/UFPE