Distribuição espacial e sazonal da biomassa fitoplanctônica e dos parâmetros hidrológicos no estuário do rio Formoso, (Rioformoso, Permnabuco, Brasil).

Marcos HONORATO DA SILVA, José Zanon de Oliveira PASSAVANTE, Maria da Glória Gonçalves da SILVA-CUNHA, Christiana Kelly da Silva GREGO, Kátia MUNIZ

Resumo


Estudos no estuário do rio Formoso-PE foram realizados durante o período chuvoso (maio, jun. e jul/02) e de estiagem (out., nov. e dez/02), com o objetivo de determinar as variações espacial e sazonal da biomassa fitoplanctônica e dos parâmetros hidrológicos, suas possíveis inter-relações bem como a influência do hidrodinamismo provocado pelas variações das marés. A profundidade nas estações de coleta variou de 1,8 a 9,7m; a temperatura (24,5 a 29,5°C), variou sazonalmente com maiores valores no período de estiagem, não foi observada estratificação térmica na coluna d’água; transparência da água de 0,25 a 3,67m, com menores valores no período chuvoso; salinidade (1,33 a 36,30), variou desde ambiente oligoalino a eualino, mostrando um gradiente decrescente da estação 3 para 1, a distribuição vertical da salinidade permitiu classificá-lo como sendo do tipo bem misturado; o oxigênio dissolvido (2,92 a 6,25ml.L-1) em geral diminuiu da estação 3 para 1; as taxas de saturação do oxigênio permitiram identificá-lo como de baixa saturação na baixa-mar e, na preamar, como zona saturada; pH manteve-se sempre alcalino, variando de 7,05 a 8,88, com maiores valores nas preamares; nitrito, nitrato e fosfato variaram de valores indetectáveis a 0,48; 6,30 e 0,77µmol.L-1, respectivamente e silicato de 7,14 a 75,63µmol.L-1, maiores concentrações de nutrientes ocorreram durante o período chuvoso e nas baixa-mares, à exceção de silicato; biomassa algal de 2,45 a 70,22mg.m-3, apresentando uma sazonalidade com maiores concentrações no período chuvoso e, em sua maioria, índices elevados, caracterizando o ambiente como eutrófico. Palavras chave: Biomassa, Estuários, Hidrologia; fitoplâncton.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5914/tropocean.v32i1.5037

Apontamentos

  • Não há apontamentos.