Field observation of Ornithocercus spp. (Dinophysiales, Dinophyta): reproductive stages and phased cell division (South Atlantic Ocean, Brazil)

Eveline Pinheiro de de AQUINO, Marcos HONORATO-DA-SILVA, Fernando Antônio do Nascimento FEITOSA, Maria Luise KOENING, José Zanon de Oliveira PASSAVANTE

Resumo


O ciclo de vida dos dinoflagelados oceânicos tem sido pouco estudado. A divisão é iniciada em determinados tempos do dia (divisão celular faseada). Este estudo relata os estágios de divisão (zona e ponte dorsal megacítica) para a população de Ornithocercus, no Oceano Atlântico Sul (Arquipélago de Fernando de Noronha), em diferentes tempos do dia. As amostras foram coletadas a cada 3h, durante 24h, em dois pontos fixos, nos anos 2010 e 2012. Foi feito o arrasto vertical da rede de plâncton (malha de 20µm). As células em divisão de Ornithocercus foram registradas, em que ocorreram O. magnificus Stein, O. thumii (Schmidt) Kofoid & Skogsberg, O. quadratus Schütt e O steinii Schütt, os quais apresentaram a divisão faseada e pelo menos um dos estágios de divisão celular. O. quadratus ocorreu no maior número de horários, desde antes, durante e depois do amanhecer, bem como durante e depois do pôr do sol. Palavras chave: fitoplâncton, dinoflagelados, variação nictemeral.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5914/tropocean.v42i2.5812

Apontamentos

  • Não há apontamentos.