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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Instruções aos autores i. A Revista Actum aceita textos inéditos, escritos nos seguintes idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. ii. Recebe manuscritos de doutores(as), doutorandos(as) e mestres(as) ligados(as) a programas de pós-graduação e a instituições de ensino de todo o mundo. São aceitas submissões de Mestrandos(as), graduados(as) e graduandos(as) desde que em coautoria com um(a) pesquisador(a) doutor(a). iii.As submissões podem ser feitas em fluxo contínuo, apenas por meio da plataforma da Revista no OJS/SEER. Os(as) autores(as) devem realizar o seu cadastro para envio na aba “Cadastro”, preenchendo todos os campos do formulário.

A Revista acolhe trabalhos destinados as seguintes seções: i. Artigos originais: manuscritos oriundos de qualquer área do conhecimento que apresentem resultados de estudos em andamento ou finalizados. ii. Resenhas: desde que referentes a obras publicadas nos 3 (três) últimos anos. iii. Tradução: textos de comprovada relevância acadêmica ainda não traduzidos para o português. iv. Dossiê: conjunto de artigos que reúne a discussão de um tema que demonstra relevante contribuição para a área de Foco e Escopo da revista.

O arquivo submetido à seção ‘Artigos’ deve seguir a seguinte formatação: i. Formato Microsoft Word, com, no máximo 3 MB. ii. Fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço entrelinhas de 1,5. iii. Página A4, como margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2,0 cm. A estrutura do manuscrito também deverá respeitar as seguintes diretrizes: iv. Extensão mínima de 12 (doze) e máxima de 15 (quinze) laudas, incluídas as referências; v. Título e subtítulo (quando houver) na língua original do texto e em inglês, centralizados, com até 100 caracteres com espaço. O Título deve ser organizado em caixa alta e negrito. O Subtítulo em minúsculo e sem negrito. vi. Resumo: texto contínuo escrito na língua original do texto e em inglês, contendo entre 100 e 200 palavras. Escrito em parágrafo único, justificado, fonte tamanho 12 e espaçamento entrelinhas de 1,0. Deve apresentar, no mínimo: o objeto da pesquisa devidamente delimitado; a(s) problematização(ões); a metodologia (método e técnicas empregados); discussões e resultados. vii. De 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave, na língua original do texto e em inglês, abaixo do Resumo, tamanho 12, texto justificado. Usar ponto (.) entre uma palavra-chave e outra. viii. Entrada de parágrafo = 1,25 cm (normal do Word). ix. Elementos textuais: O texto do artigo deve compreender, não obrigatoriamente de forma explícita: 1 Introdução; 2 Desenvolvimento das seções; 3 Discussões e Resultados; Conclusão; Referências. Importante: Citações deverão ser feitas conforme o sistema de chamada autor-data (AUTOR, ano, p.). x. Referências: correspondem a tudo o que for citado ao longo do texto, que deve estar obrigatoriamente na lista de obras ao final do artigo. Importante: Na lista de referências apenas devem constar as referências citadas diretamente (não incluir outras obras que não tenham sido citadas).

A formatação de textos destinados a seção ‘Resenhas’ deverá levar em consideração as seguintes normas: i. Atender as regras da seção ‘Artigo’, no que couber; ii. Se tratar de obra publicado nos últimos 3 (três) anos; iii. Ter extensão mínima de 3 (três) e máxima de 6 (seis) laudas. iv. Os dados completos da obra resenhada: autor(a), título, edição, local, editora, ano de publicação e número de páginas. v. Ser composta de um texto que contemple: trajetória do(a) autor(a), contextualização da obra em sua biografia, explorar a estrutura da obra objeto da resenha, seu conteúdo, apresentar reflexões próprias, relacionar (quando for pertinente) com outras obras ou discussão atual e, por fim, concluir a resenha. vi. Referências: para casos nos quais sejam mencionadas outras obras no decorrer da resenha apresentada. Para a seção ‘Tradução’ a Revista Actum recebe traduções de textos escritos em língua estrangeira para o português. leva-se em consideração as normas a seguir: i. Atender as regras da seção ‘Artigos’, no que couber; ii. A tradução enviada deve estar acompanhada do manuscrito original como ‘Documento Suplementar’. Se se tratar de original publicado na Web, deve ser feita a indicação da URL no campo "Comentários ao Editor". Para propostas de Dossiês Temáticos à Revista Actum deve-se considerar: As propostas de dossiês temáticos devem ser apresentadas por pesquisadores(as) doutores(as) que apresentem notável competência acadêmica na respectiva área temática em que o dossiê se insere.

A Revista Actum recomenda que a organização seja feita por dois(duas) pesquisadores(as) de instituições diferentes, e, quando possível que um(a) seja vinculado(a) a instituição estrangeira. Os dossiês propostos podem ser relacionados a qualquer área do conhecimento, conforme o Foco e Escopo da Revista Actum. Os dossiês devem ser compostos por no mínimo 08 (oito) e no máximo 12 (doze) artigos inéditos, mais a apresentação. A autoria dos manuscritos deverá traduzir a representatividade e distribuição institucional, temática e geográfica (endogenia) do tema em discussão. Em caráter excepcional, após avaliação do Conselho Editorial, o dossiê poderá receber mais artigos, que também deverão seguir rigorosamente as Diretrizes para Autores da revista.

Todos os artigos serão submetidos à avaliação cega (peer review) realizada por, no mínimo, dois pareceristas, logo após a aprovação prévia do Conselho Editorial. Serão obedecidas as mesmas regras da Revista Actum para publicação em fluxo contínuo. Os responsáveis pelo dossiê não podem ser autores e nem coautores de artigos no dossiê sob sua edição. Aos organizadores caberá auxiliar no processo editorial, buscando garantir a qualidade do dossiê, e construir a sua apresentação.

Todas as propostas devem ser encaminhadas exclusivamente pelo e-mail revistaactum@gmail.com. Os(as) interessadas deverão apresentar um texto, de até duas laudas, que apresente os argumentos que delimitam a proposta, esclarecendo acerca da temática eleita e sobre sua importância para respectiva área do saber na qual se insere. Uma vez aprovada a proposta pelo Conselho Editorial, serão estabelecidos os prazos e o cronograma de trabalho em parceria com os organizadores. Importante: Devem ser informados pelos autores no formulário de submissão do manuscrito do OJS/SEER, os seguintes dados: nome completo (não abreviar), e-mail para contato e filiação institucional seguida de mini currículo com até 100 palavras. Os textos submetidos serão avaliados previamente pelo Conselho Editorial da Revista, sendo, quando necessário, solicitadas adequações. Em seguida, serão encaminhados para os(as) pareceristas (peer review). Caberá aos Conselho Editorial decidir sobre a aceitação ou não do trabalho, e fazer sugestões relativas tanto à apresentação quanto às exigências editoriais.

Os textos que não estiverem de acordo com as Normas Editoriais serão devolvidos para que sejam feitas as devidas alterações Ideias e opiniões emitidas pelos(as) autores(as), são de total responsabilidade dos(as) mesmos(as), não sendo a revista responsável pelos conteúdos publicados. Na submissão, os autores poderão anexar na aba ‘Documentos Suplementares’ arquivos e/ou documentos que possam contribuir com avaliação do manuscrito, tais como: conjuntos de dados, instrumentos de pesquisa, entre outros. Importante: esses documentos não deverão conter quaisquer informações que possibilitem a identificação da identidade dos autores do trabalho.

Os manuscritos submetidos à Revista Actum devem ser anônimos. É necessário remover do arquivo quaisquer dados que permitam a identificação da autoria, de modo a ser assegurado o processo de avaliação às cegas pelos pareceristas. Baixe o modelo de artigo da revista aqui (link_para_baixar_modelo).

Os autores, no momento da submissão dos textos, deverão observar a conformidade do manuscrito em relação a todos os itens mencionados a seguir. Os trabalhos que não estiverem de acordo com as diretrizes listadas serão devolvidos aos autores para as devidas adequações. a) O texto submetido é original e inédito, e não está em processo de avaliação por outra revista; b) O arquivo submetido está de acordo com o modelo disponibilizado pela revista (acesse aqui).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.