Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica – é uma publicação do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAp UFPE) que se propõe a divulgar Artigos, Relatos de Experiência, Jovens Pesquisadores/as, Ensaios Visuais e Resenhas em fluxo contínuo na temática da Educação Básica e seus diálogos multi/interdisciplinares com diferentes áreas do conhecimento - Ciências Humanas, Ciências Sociais, Ciências da Natureza, Letras e Artes, Educação Física e Matemática, bem como os campos de conhecimentos e debates emergentes na/para a Educação

A Revista tem como objetivo geral aprofundar o debate acadêmico, disponibilizando trabalhos, de natureza teórica ou prática, que contribuam tanto com a formação, quanto com a prática de professores nas diversas áreas do conhecimento, evidenciando a socialização dos conhecimentos científicos e didático-pedagógicos produzidos.

A Revista tem circulação anual em meio online. ISSN: 2447-6943

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Destinado aos Editores.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Homenagem

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Iniciação Científica

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Experiências

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas Acadêmicas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Jovens Pesquisadores/as

Os artigos enviados podem ter, no máximo, 3 (três) autores/as, graduandos/as e/ou mestrandos/as.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios Visuais

Apenas um/a autor/a por ensaio, sendo, graduandos/as, mestrandos/as, mestres/as ou doutores/as.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Apenas um/a autor/a, sendo, mestre/a ou doutor/a.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica receberá trabalhos inéditos nas seções que passam a compor a Revista - Artigos, Relatos de Experiência, Jovens Pesquisadores/as, Ensaios Visuais e Resenhas - em fluxo contínuo na temática da Educação Básica e seus diálogos multi/interdisciplinares com diferentes áreas do conhecimento - Ciências Humanas, Ciências Sociais, Ciências da Natureza, Letras e Artes, Educação Física e Matemática, bem como os campos de conhecimentos e debates emergentes na/para a Educação. Se após o fechamento das edições houver artigos aprovados excedentes, ficarão arquivados para os números seguintes. Os/as autores/as serão avisados/as sobre o volume, número e ano em que os trabalhos serão publicados.

Todo o material enviado passa por uma análise da Comissão Editorial, de forma a verificar se estão dentro da proposta editorial da Revista. Em seguida, serão avaliados por pelo menos dois/duas pareceristas, escolhidos/as entre os membros componentes do Conselho Editorial. Importante destacar que mesmo que os/as pareceristas sugiram indicação de publicação, isso não é garantia de que o texto seja publicado, uma vez que somente a Comissão Editorial decide sobre o número de artigos de cada edição, o tema, bem como demais aspectos organizacionais que a Comissão Editorial julgar relevantes. Os/as autores/as serão contactados/as pela Comissão Editorial por e-mail a fim de informar sobre o parecer relativo ao seu trabalho (tenha sido positivo ou não), assim como sobre demais dados, tais como número e volume em que o artigo está previsto para ser publicado, prazos para alterações das recomendações sugeridas e demais documentos ou declarações que a Comissão Editorial precise enviar ou solicitar aos/as autores/as. Será garantido o anonimato dos/as autores/as e dos/as pareceristas.

Quando o Conselho Editorial, cabe a esse sugerir aos/as autores/as modificações de estrutura e/ou de conteúdo, os trabalhos são devolvidos aos/as autores/as para que realizem as correções no prazo informado pela Comissão. Nenhuma modificação do conteúdo é feita sem o prévio consentimento dos/as autores/as, que têm inteira responsabilidade pelo conteúdo do material enviado. Os trabalhos não passarão por revisão de linguagem, posto que os/as autores/as se responsabilizarão por tal procedimento. A Comissão Editorial se reserva no direito de decidir, mesmo depois de divulgadas as chamadas de artigos, quanto à publicação de volumes especiais ou temáticos, sem prévio aviso aos/às autores/as.

 

 

Periodicidade

Anual

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Apresentação

A Revista Cadernos de Estudos e Pesquisas na  Educação Básica visa a incentivar a realização de pesquisas e produção de conhecimento de pesquisadores e professores, em parceria com o corpo discente; bem como ampliar espaço de publicação e divulgar os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no campo da formação docente, na área da Educação Básica.

O Periódico, enquanto espaço de interação comunicativa, possibilitará a difusão da produção acadêmica, potencializando os impacto dessa produção. Promoverá o diálogo entre pesquisadores, professores e estudantes de diversas instituições, em âmbito local e nacional, enriquecendo o debate em várias áreas de conhecimento, fortalecendo a proposta formativa do Colégio de Aplicação e, em maior âmbito, da Universidade Federal de Pernambuco.

O Colégio de Aplicação da UFPE nasce em 10 de março de 1958, inicialmente, integrado à Faculdade de Filosofia, tendo como finalidade funcionar enquanto laboratório da faculdade e espaço para aplicação de teorias pedagógicas. Através do Parecer do CFE292/1962, foi transformado em um espaço de experimentação e demonstração de inovações pedagógicas, para atendimento às disciplinas de Prática de Ensino, e atualmente de estágio das licenciaturas diversas, reforçando-se a sua missão de formar futuros professores. Nesse contexto, a Revista Acadêmica do CAp  catalisará publicações que apresentem estudos e pesquisas pautadas em reflexões sobre propostas inovadoras de reforma curricular, aprofundamentos de conteúdos específicos e abordagens didático-pedagógicas.