SOBRE O FUTURO DO ENTENDIMENTO DE FRONTEIRA

Marcos Costa Lima

Resumo


Ao nos propor refletir sobre o entendimento de fronteira e as relações contemporâneas entre os povos a partir da rica argumentação do escritor moçambicano e também biólogo Mia Couto, um “encantador de Palavras”, a Professora  Maria de Jesus nos provoca a sairmos de nossas limitações para pensarmos com liberdade em busca de novos conhecimentos e de novos horizontes teóricos, epistemológicos, metodológicos e multidisciplinares. Um desafio e tanto.

 


Palavras-chave


Entendimento de fronteira

Texto completo:

PDF

Referências


COSTA LIMA, Marcos. A Questão das Fronteiras no Norte do Brasil, a Amazônia e a construção de uma Unidade SulAmericana. In: Estevão Chaves de Rezende Martins e Filipe Kern Moreira(Orgs.): As Relações internacionais na Fronteira Norte do Brasil. Boa Vista: Editora UFRR, 2011: p.11.

ALTVATER, Elmar. O preço da riqueza, Sao Paulo: UNESP, 2002.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbolico. Lisboa: Difel, 1989.

LEFEBVRE, Henri. L”Espace et l”Etat. In: Henri Lefebvre: De l’Etat. Les contraitions de l’Etat Moderne. Paris, 1978.

MACHADO, Lia Osorio. Limites e fronteiras: da alta diplomacia aos circuitos da ilegalidade. Revista território. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000.

COSTA LIMA, Marcos, A Questão das Fronteiras no Norte do Brasil, a Amazônia e a Construção de uma Unidade SulAmericana. In: Estevão Chaves de Rezende Martins e Filipe Kern Moreira(Orgs.) in: As Relações internacionais na Fronteira Norte do Brasil. Boa Vista: Editora UFRR, 2011: p.11:38.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Contribuidor:

 

Parceiros:



 

 

 

O cardernos Futuro está licenciado com uma Licença Creative Commons