Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Focus and Scope

The main focus of the journal are scientific articles from empirical research or theoretical essay, with themes concerning consumer behavior.

Mission

The CBR aims to expand the dissemination of knowledge about the theories inherent in understanding consumer behavior.

 

Foco e escopo

O principal foco da revista são artigos científicos provenientes de trabalhos no formato teórico-empírico ou ensaio-teórico, com temas concernentes ao comportamento do consumidor.

Missão

A CBR visa expandir a disseminação do conhecimento sobre as teorias inerentes ao entendimento do comportamento do consumidor.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Peer Review Process

The evaluation process is divided into two phases. The first phase, known as Desk Review, is conducted by the editor-in-chief to verify the suitability of the article to the scope of the journal. At this stage it is also analyzed the compliance with the standards of formatting and the relevance of the research for publication. The second phase is composed of the double peer review, also known as Double Blind Review, in which reviewers analyse the article without knowing who the authors are. In the same way, the authors do not know the identity of the reviewers. Thus, after the evaluation, reviewers may suggest to the editor the following situations: unrestricted approval, approval with modifications or rejection of the article. The editor in chief has the final decision to approve the article for publication.

The option of approval with modifications leads to a new round of evaluation of the reviewers. Finally, the approved work will be forwarded to grammar and spelling corrections.

The CBR also has external reviewers, unrelated to its editorial team and the Federal University of Pernambuco (Brazil), are researchers of national and international institutions. Each year, a list containing the names of the reviewers will be published along with the last edition of the year. More than 80% of the evaluators are external to UFPE.

The estimated time for the evaluation process is three months.

 

The evaluation form items can be checked below:

- The theme is relevant and presents a contribution to the area;
- The purpose of the article is written clearly;
- The language of the text is well written and suitable for scientific work;
- The quotes include the classic and current works on the subject;
- The research method is well structured and allows to reach the research proposal;
- The results are well analyzed and confronted with the theoretical basis;
- The conclusion is concise and highlights the main contribution of the study;
- The research contributes to the development of scientific knowledge in the area of consumer behavior.

 

Avaliação pelos pares

O processo de avaliação está dividido em duas fases. A primeira fase, conhecida por Desk Review, é realizada pelo editor-chefe para verificar a adequação do artigo ao escopo da revista. Nesta fase também é analisado o atendimento às normas de formatação e a relevância da pesquisa para publicação. A segunda fase é composta pela avaliação dupla por pares, também conhecida por Double Blind Review, em que os pareceristas analisam o artigo sem ter conhecimento de quem são os autores. Da mesma forma, os autores não tomam conhecimento da identidade dos pareceristas. Assim, após a avaliação, os pareceristas podem sugerir ao editor a aprovação sem restrições, a aprovação com modificações ou a rejeição do artigo. O editor tem a decisão final pela aprovação do artigo para publicação.

A opção de aprovação com modificações condiciona a uma nova rodada de avaliação dos pareceristas. Por fim, o trabalho aprovado será encaminhado para correções gramaticais e ortográficas.

A CBR também conta com pareceristas externos, alheios à sua equipe editorial e a UFPE, são pesquisadores de instituições nacionais e internacionais. A cada ano, uma lista contendo os nomes dos avaliadores será publicada junto com a última edição do ano. Mais de 80% dos avaliadores são externos à UFPE.

O tempo estimado para o processo de avaliação é de três meses. 

 

Os itens do formulário de avaliação podem ser conferidos a seguir:

- O tema é relevante e apresenta uma contribuição para a área;

- O objetivo do artigo está escrito de forma clara;

- A linguagem do texto é bem escrita e adequada para um trabalho científico;

- As citações contemplam os trabalhos clássicos e atuais sobre o tema;

- O método da pesquisa está bem estruturado e permite alcançar a proposta da pesquisa;

- Os resultados estão bem analisados e confrontados com a base teórica;

- A conclusão é concisa e destaca a principal contribuição do estudo;

- A pesquisa contribui para o desenvolvimento do conhecimento científico da área do comportamento do consumidor.

 

 

Periodicidade

Publication Frequency

 

From January 2017 to December 2019, the periodicity was semiannual.

(January - June)
(July - December)

 

Since January 2020, the periodicity is four-monthly.

(January - April)
(May - August)
(September - December)

 

Periodicidade de publicação


De janeiro de 2017 a dezembro de 2019 a periodicidade era semestral.

(janeiro - junho)
(julho - dezembro)

 

Desde janeiro de 2020 a periodicidade é quadrimestral.

(janeiro – abril)
(maio – agosto)
(setembro – dezembro)

 

Política de Acesso Livre

Open Access Policy

This journal offers immediate free access to its content, following the principle that providing free scientific knowledge to the public provides greater global democratization of knowledge.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

This journal uses the LOCKSS system to create a distributed file system between participating libraries and allows them to create permanent journal files for preservation and restoration.

 

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Self-archiving of published articles can be done in institutional repositories after publication of the edits, with the articles in the corrected format and edited for publication.

O auto-arquivo dos artigos publicados pode ser feito, em repositórios institucionais, após a publicação das edições, com os artigos no formato corrigido e editados para publicação.

 

Goal, Thematic Coverage and Target Audience

Goal

It seeks to disseminate the knowledge produced by the academic area in the field of consumer behavior.

Thematic Coverage

It deals with the theme of Consumer Behavior.

Target Audience

Researchers, professors and students of undergraduate, masters and doctorate courses with emphasis on studies on consumer behavior.

 

Objetivo

Busca disseminar o conhecimento produzido pela área acadêmica no campo do comportamento do consumidor.

Cobertura Temática

Trata da temática do Comportamento do Consumidor.

Público-Alvo

Pesquisadores, professores e alunos de cursos de graduação, mestrado e doutorado com ênfase nos estudos sobre o comportamento do consumidor.

 

Indexing

Indexing:

DASE DE DADOS

DOAJ - Directory of Open Access Journals (http://bit.ly/1IPWhtD)

OpenAIRE (https://explore.openaire.eu/search/dataprovider?datasourceId=doajarticles::f0d5fee1fb2703f5487aec16634fe434)

Aura Amelica (http://aura.amelica.org/detalle-revista.html?cveRevista=1119)

SIS - Scientific Indexing Services (http://www.sindexs.org/JournalList.aspx?ID=6753)

REDIB (https://redib.org/recursos/Record/oai_revista3731-consumer-behavior-review)

INDEX COPERNICUS (https://journals.indexcopernicus.com/search/journal/issue?issueId=all&journalId=64209)

Latindex (Catálogo 2.0) (http://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=26719)

ECONPAPERS RePEc - Research Papers in Economics (https://econpapers.repec.org/article/afyjournl/)

IDEAS RePEc (https://ideas.repec.org/s/afy/journl.html)

SIJFactor (http://sjifactor.com/passport.php?id=20860)

MIAR (http://miar.ub.edu/issn/2526-7884)

ERIH PLUS (https://dbh.nsd.uib.no/publiseringskanaler/erihplus/periodical/info?id=498391)

CiteFactor (https://www.citefactor.org/journal/index/25119#.XpzBMchKhPY)

OAJI - Open Academic Journals Index (http://oaji.net/journal-detail.html?number=8810)

ASI - Advanced Sciences Index (http://journal-index.org/index.php/asi/article/view/3497)

 

DIRETÓRIOS

Diadorim (http://diadorim.ibict.br/handle/1/1518)

Sumarios.Org (http://www.sumarios.org/revista/cbr-consumer-behavior-review)

OCLC WorldCat (http://www.worldcat.org/title/consumer-behavior-review-cbr-revista-comportamento-do-consumidor/oclc/1024108598)

PKP Index (http://index.pkp.sfu.ca/index.php/browse/index/2527)

LatinREV - Red Latinoamericana de Revistas (https://www.flacso.org.ar/latinrev/)
 
DRJI - Directory of Research Journals Indexing (http://olddrji.lbp.world/JournalProfile.aspx?jid=2526-7884)
 
ROAD - Directory of Open Acces Scholarly Resources (https://portal.issn.org/resource/issn/2526-7884#)
 
 

 

CATÁLOGOS

ECONBIZ / ZBW (https://www.econbiz.de/Record/consumer-behavior-review-cbr/10012138387/Description#tabnav)

Livre (http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre)

Portal de Periódicos da UFPE (https://periodicos.ufpe.br/revistas/)

  

BIBLIOTECAS

EZB (http://rzblx1.uni-regensburg.de/ezeit/searchres.phtml?bibid=MPG&colors=1&lang=en&jq_type1=QS&jq_term1=consumer+behavior+review)

JournalTOCs (http://www.journaltocs.ac.uk/index.php?action=search&subAction=hits&journalID=41888&userQueryID=62511&high=1&ps=30&page=1&items=0&journal_filter=&journalby=)

Beluga (https://beluga.sub.uni-hamburg.de/vufind/Record/1013692985?rank=2)

London School of Hygiene & Tropical Medicine (https://discover.lshtm.ac.uk/discovery/fulldisplay?docid=alma991000777049103736&context=L&vid=44HYG_INST:44HYG_VU1&lang=en&search_scope=MyInst_and_CI&adaptor=Local%20Search%20Engine&tab=Everything&query=any,contains,consumer%20behavior%20review&offset=0)

Jisc Library Hub Discover (https://discover.libraryhub.jisc.ac.uk/search?ti=Consumer%20Behavior&rn=2)

 

CITAÇÕES

Google Scholar (https://scholar.google.com.br/citations?user=ax97rV0AAAAJ&hl=pt-BR)

 

 

Publication Ethics and Malpractice Statement

Publication Ethics and Malpractice Statement

 

The CBR - Consumer Behavior Review is based on the guidelines for ethical conduct proposed by the Committee on Publications Ethics (COPE) and also follows the guidelines of the manual of good practices, developed by the National Association of Graduate Programs in Administration - ANPAD (Brazil). Thus, the journal adopts measures to curb plagiarism or actions of bad practices (improper conduct), such as, manufacturing a database or co-authoring without the effective participation of the co-author. To this end, the responsibilities of the parties involved in the publication will be presented.

 

Ethical responsibilities of the editorial team (editor / associate editors and board members)

 

- The editor needs to verify initially whether the text contains plagiarism through the use of software that helps in this identification.

- If the editor receives any complaint that the article is being evaluated in another journal or that the data were manufactured, it is necessary to contact the authors immediately to examine this practice of misconduct.

- When bad practices are identified, or when there is evidence, such as slicing submission of the same research, the authors will be immediately contacted so that they can provide clarifications.

- In cases where bad practices are confirmed, articles will be removed from the evaluation process. And if it is already published, the article will be removed from the edition with the publication of a retraction note for readers.

- The editors of the journal will always be willing to publish clarifications or retractions that are necessary.

- The editorial board of the journal is composed of renowned researchers, from different national and international institutions as a way to guarantee different paradigmatic views of theory and method.

- The editor and the members of the editorial board must not provide information on the submitted articles to anyone other than the authors or reviewers involved in the evaluation process.

- The editor must evaluate the merit of the article for publication in the journal based on the theoretical / empirical contribution, regardless of gender, race, sexual orientation, religion or political convictions.

- The journal makes it clear to the authors, in editorial policies, that there is no payment of any fee for submission or publication of articles.

 

Responsibilities of the authors

 

- All authors must necessarily have contributed to the research. For this, the journal places a limit of up to four authors, in an attempt to reduce the practices of several authors in the same article, without everyone having actively participated in the construction of the work.

- The participation of a person who is limited to obtaining resources, authorizations for data collection or general supervision of the research group should not justify inclusion as an author in the article.

- People who helped in the construction of the article and who are not authors should be mentioned in the acknowledgment section.

- If necessary, and requested by the editor, the authors must provide explanations, retractions or corrections of errors.

- At least one author must be responsible for communicating with the editorial board of the journal, so that he can meet all the demands necessary for the publication of the article.

- Authors must ensure that all sources used to construct the article have been properly cited.

- Authors who try to circumvent any of the journal's norms, or that plagiarism is found, will have the article rejected for publication.

- If any plagiarism is found after publication, the article will be excluded from the edition and will be marked "Withdrawn because of Plagiarism".

- Authors should not submit the same work to several journals simultaneously.

- If the authors subsequently notice an error in the published article, it is necessary to inform the editor immediately, so that the necessary rectifications or retractions of the document are made.

- Authors must declare whether there is any conflict of interest in the publication. Conflict of interest can be the financial, personal or professional interest that interferes with the researcher's exemption in the entire research publication process.

 

Reviewers' responsibilities

 

- Reviewers should not evaluate articles that have a conflict of interest.

- Reviewers should not use, or take ownership of, the information pertaining to the articles being evaluated and which are not yet effectively published.

- Reviewers should make suggestions for improvements to the authors in a cordial manner that encourages the improvement of the text.

- The reviewers should not make personal criticisms to the authors, the suggestions should be objective and focused on the content of the work.

- If the reviewer realizes that the article contains plagiarism or that it is very similar to another published work, he should inform the editor, so that he can take the necessary actions to verify any infraction.

- If the reviewer realizes that he is not aware of the method or theme of the article, he must immediately inform the editor that he is not able to evaluate the work.

- The reviewer should not accept the invitation to evaluate an article if he knows that he will not be able to meet the deadline established by the journal.

- The reviewers should not try to discover the authorship of the article that is doing the analysis, the evaluation is to be carried out through blind review.

 

 

The CBR signed the San Francisco Declaration for Research Assessment (DORA), this can be checked on the DORA website, in the Signers section, at the link below.

A CBR assinou a Declaração de San Francisco para Avaliação da Pesquisa (DORA), isto pode ser conferido no website da DORA, na parte dos Signers, no link abaixo.

 

Ética nas Publicações

 

A CBR – Consumer Behavior Review tem por base as orientações de condutas éticas propostas pelo Committe on Publications Ethics (COPE) e também segue as orientações do manual de boas práticas, desenvolvido pela Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração – ANPAD (Brasil). Assim, a revista adota medidas para coibir o plágio ou ações de más práticas (conduta imprópria), tais como, fabricação de base de dados ou coautoria sem a efetiva participação do coautor. Para tanto, serão apresentadas as responsabilidades das partes envolvidas na publicação.

 

Responsabilidades éticas da equipe editorial (editor/editores associados e membros do conselho)

 

- O editor precisa averiguar inicialmente se o texto contém plágio, por meio do uso de software que ajudam nessa identificação.

- Caso o editor receba alguma denúncia de que o artigo está em avaliação em outra revista ou que os dados foram fabricados é preciso entrar em contato imediatamente com os autores para examinar essa prática de más condutas.

- Quando são identificadas más práticas, ou indícios,  tais como, fatiamento de submissão da mesma pesquisa, os autores serão imediatamente contatos para que possam fornecer esclarecimentos.

- Para os casos em que as más práticas sejam confirmadas os artigos serão retirados do processo de avaliação. E caso já esteja publicado, o artigo será retirado da edição com a publicação de nota de retratação para os leitores.

- Os editores da revista estarão sempre dispostos para realizarem publicações de esclarecimentos ou retratações que sejam necessárias.

- O conselho editorial da revista é composto por renomados pesquisadores, de diferentes instituições nacionais e internacionais como forma de garantir diferentes visões paradigmáticas de teoria e de método.

- O editor e os membros do conselho editorial não devem fornecer informações dos artigos submetidos para ninguém que não sejam os autores ou revisores envolvidos no processo de avaliação.

- O editor deve avaliar o mérito do artigo para publicação na revista com base na contribuição teórica/empírica, independentemente do gênero, da raça, da orientação sexual, da religião ou das convicções políticas.

- A revista deixa claro para os autores, nas políticas editoriais, que não existe o pagamento de nenhuma taxa para submissão ou publicação de artigos.

 

Responsabilidades dos autores

 

- Todos os autores precisam necessariamente terem contribuído para realização da pesquisa. Para isso, a revista coloca um limite de até quatro autores, na busca de diminuir as práticas de várias autores em um mesmo artigo, sem que todos tenham participado ativamente para construção do trabalho.

- A participação de uma pessoa que fique limitada a obtenção de recursos, autorizações para coleta de dados ou supervisão geral do grupo de pesquisa não deve justificar a inclusão como autor no artigo.

- As pessoas que ajudaram na construção do artigo e que não são autores devem ser citadas na parte de agradecimentos.

- Caso seja necessário, e solicitado pelo editor, os autores precisam fornecer explicações, retrações ou correções de erros.

- Ao menos um autor deve ficar como responsável pela comunicação com o corpo editorial da revista, para que possa atender todas as demandas necessárias para a publicação do artigo.

- Os autores devem assegurar que todas as fontes utilizadas para construção do artigo foram devidamente citadas.

- Os autores que tentarem burlar alguma norma da revista, ou que seja constado algum plágio, terão o artigo rejeitado para publicação.

- Caso seja constatado algum plágio após a publicação, o artigo será excluído da edição e ficará com a indicação no local de “Retirado por causa de Plágio”.

- Os autores não devem submeter o mesmo trabalho para várias revistas simultaneamente.

- Caso os autores percebam posteriormente algum erro no artigo publicado é preciso informar imediamente ao editor, para que sejam feitas as retificações ou retratações necessárias do documento.

- Os autores precisam declarar se há algum conflito de interesse na publicação. Conflito de interesse pode ser o interesse financeiro, pessoal ou profissional que interfira na isenção do pesquisador em todo o processo de publicação da pesquisa.

  

Responsabilidades dos avaliadores

 

- Os revisores não devem avaliar artigos que tenham conflito de interesse.

- Os revisores não devem utilizar ou se apropriar de informações pertencentes aos artigos em avaliação e que ainda não esteja efetivamente publicados.

- Os revisores devem fazer sugestões de melhorias para os autores de forma cordial e que incentive o aprimoramento do texto.

- Os revisores não devem fazer críticas pessoais aos autores, as sugestões devem ser objetivas e focadas no conteúdo do trabalho.

- Caso o revisor perceba que o artigo contém plágio ou que esteja muito semelhante a outro trabalho publicado deve informar para o editor, para que este tome as ações necessárias de verificação de alguma infração.

- Caso o revisor perceba que não tem conhecimento do método ou do tema do artigo deve informar imediatamente ao editor que não está apto para avaliação do trabalho.

- O revisor não deve aceitar o convite de avaliação de um artigo se souber que não conseguirá cumprir o prazo estabelecido pela revista.

- Os revisores não devem tentar descobrir a autoria do artigo que está fazendo a análise, a avaliação é para ser efetuada por meio de blind review.

 

 

Anti-plagiarism

Anti-plagiarism

In the initial phase of the desk review, CBR seeks to avoid plagiarism in articles with the use of software for detection, such as:

Na fase inicial do desk review, para evitar o plágio faz o uso de softwares para detecção, tais como:

Plagium: http://www.plagium.com/pt/detectordeplagio

Noplag: https://noplag.com/

Plagiarism Checkerhttps://www.grammarly.com/plagiarism-checker

Copyleaks: https://copyleaks.com/

 

Fee

Fee

CBR does not charge any fee to its authors or its readers. In addition, no member of the editorial team (editor, counselors and reviewers) earns any money for the work they do, they are all volunteers in their activities.

 

Taxa

A CBR não cobra nenhuma taxa aos seus autores ou aos seus leitores. Além disso, nenhum membro da equipe editorial (editor, conselheiros e avaliadores) recebe pelos trabalhos realizados, são todos voluntários em suas atividades.


 

Rejection Rates

Rejection Rates

Makes public and visible the rejection rate of articles.

2017 - 30% of submitted articles were rejected

2018 - 38% of submitted articles were rejected

2019 - 47% of submitted articles were rejected

 

Índice de rejeição de artigos

Torna pública e visível a taxa de rejeição de artigos.

2017 - 30% dos artigos submetidos foram rejeitados

2018 - 38% dos artigos submetidos foram rejeitados

2019 - 47% dos artigos submetidos foram rejeitados

 

Publication Dates

Publication Dates
Months of publication of the editions: January, May and September

Datas de publicações
Meses de publicações das edições: Janeiro, Maio e Setembro

 

Publisher Identification

CBR - Consumer Behavior Review

ISSN-e: 2526-7884

Publisher: Federal University of Pernambuco (Brazil)

Instituição editora: Universidade Federal de Pernambuco (Brasil)

 

 

Journal License Term

Journal License Term

This journal is licensed with a license: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

Esta revista está licenciada com uma licença: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacionl 

 

Grant Support Details

Grant Support Details

The journal has financial support from the Federal University of Pernambuco to maintain publishing activities.

Detalhes do apoio financeiro

A revista tem o apoio financeiro da Universidade Federal de Pernambuco para manutenção das atividades editorais.