Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A REVISTA DEBATES INSUBMISSOS do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação e Diversidade da Universidade Federal de Pernambuco nasce da necessidade de congregar um conjunto de vozes que apontam para a construção de uma relação mais democrática entre conhecimentos, articulando saberes acadêmicos com saberes de lutas coletivas por justiça social e educação. Neste sentido tem o seu foco nas áreas de Movimentos Sociais, Educação, Diversidade Democracia. A REVISTA DEBATES INSUBMISSOS acolherá textos que promovam o diálogo sobre as questões contemporâneas que envolvem a relação Sociedade-Universidade e incentivem uma produção científica compromissada em fomentar o debate sobre temas atuais presentes nas agendas políticas do movimentos sociais, da educação em suas diversas formas e modalidades e das experiências de democracia que tenham em conta os processos de emancipação social dos sujeitos envolvidos nessas experiências. Nesse sentido, procura construir caminhos para a produção de conhecimentos que tenham em conta as epistemologias do Sul (SANTOS e MENESES, 2010), as epistemologia subversivas (LAGE, 2017) e todas as outras que invertam as lógicas patriarcais, sexistas, racistas e coloniais.

 

Políticas de Seção

Editorial

Editores
  • Allene Lage
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos Livres

Esta seção é composta por vários artigos de temas diversos, submetidos conforme demanda espontânea de interessados em publicar na DEBIN, sem prazo definido de submissão.

Editores
  • Andrezza Nogueira
  • Sérgio Silva Rêgo
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Esta seção reune artigos de um mesmo tema e tem uma chamada com prazo específicos. Dentro dessa seção tem-se em primeiro lugar a apresentação do dossiê, elaborada pelo organizador(a) convidado, seguindo pelos artigos referentes ao tema.

Editores
  • Roberta Mendonça
  • Émerson Santos
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Pautas Insubmissas

Nesta seção são publicadas entrevistas e outros conteúdos como ensaios, resenhas, poemas e telas de pintura, abrindo espaço para outras linguagens. As entrevistas devem ser feitas à intelectuais, artistas, poetas, políticos de projeção, dirigentes de movimentos sociais ou lideranças de povos tradicionais, indígenas, quilombolas entre outros.

Editores
  • Filipe Antonio da Silva
  • Marciano Silva
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Avaliação Duplo Cega

Os artigos que passarem por avaliação podem obter um dos seguintes resultados: Aceito; Revisões Requeridas; e Rejeitado.

1. ACEITO: Nesse caso o artigo foi aceito integralmente e será publicado conforme a programação da Revista e de acordo com a composição dos números a serem publicados.

2. REVISÕES REQUERIDAS: Nesse caso, a avaliação do artigo identificou necessidades de ajustes, que podem ser referentes a erros de digitação – ortografia e concordância verbal -, adequação às normas ABNT ou de submissão da DEBIN, parágrafos incompletos; problemas nas referências bibliográficas e informações insuficientes sobre os(as) atores(as). Ausência ou imprecisões teóricas e/ou metodológicas podem ser objeto de solicitação de revisão, desde que não ultrapassem a três ocorrências. Após as correções o artigo deve ser novamente enviado à DEBIN pelo site;

3. REJEITADO: Nesse caso o artigo submetido apresenta problemas estruturais ou excessivos na parte teórica e/ou na parte teórico-metodológica e/ou na parte analítica e/ou nas conclusões. Quando um artigo é rejeitado, o seu autor(a) - ou autores(as) - não pode entrar com nenhum tipo de recurso solicitando nova avaliação ou reconsideração, e nem pode exigir um parecer detalhado sobre os problemas identificados no texto. Além disso não poderá submetê-lo novamente, mesmo com mudanças, dentro de um intervalo mínimo de seis meses.

 

Periodicidade

Quadrimestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...