REEMBASAMENTO DIRETO PARA PRÓTESE TOTAL: UMA ALTERNATIVA SIMPLES E EFICIENTE – RELATO DE CASO CLÍNICO
Autores
Raphaela Juvenal Silva
UFPE
Michellini Sedycias Queiroz
UFPE
Zélia Albuquerque Seixas
UFPE
Walter Simões Borba Júnior
Juliane Azevedo Ribeiro
Palavras-chave:
reembasamento de dentadura, prótese total, materiais dentários
Resumo
O processo de reabsorção óssea alveolar é contínuo ao longo da vida dos pacientes edêntulos, podendo causar desadaptação das próteses durante a fala e mastigação. Uma solução alternativa para esta desestabilização seria o reembasamento da prótese, uma manobra que visa readaptar a base da prótese ao rebordo através da adição de um filme de material plástico à superfície interna da prótese. O objetivo deste trabalho é apresentar um caso de paciente, homem, idoso, edêntulo bimaxilar, que procurou a Clínica de Prótese da Universidade Federal de Pernambuco queixando-se de não conseguir usar a prótese total inferior por falta de adaptação, causando-lhe isso prejuízos funcionais e estéticos. A técnica indicada foi o reembasamento direto com resina do tipo rígida, pois este material apresenta qualidades superiores quando comparados às resinas resilientes como: menor liberação de calor, maior estabilidade de cor menor porosidade e maior durabilidade. O reembasamento foi realizado em única sessão e o paciente deixou a clínica com as próteses adaptadas. Baseando-se na melhora considerável da mastigação e fonação do paciente, recomenda-se o reembasamento direto por ser uma técnica simples, de fase única, com excelentes resultados para usuários de prótese total.
Biografia do Autor
Raphaela Juvenal Silva, UFPE
Graduada em odontologia pela UFPE. Atualmente, é aluna do mestrado em odontologia, com área de concentração em clínica integrada, pela mesma universidade.
Michellini Sedycias Queiroz, UFPE
Cirurgiã-dentista, aluna do Mestrado em Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco.
Zélia Albuquerque Seixas, UFPE
Doutora em Odontologia Preventiva e Social, Professora do Departamento de Prótese de Crurgia Buco-Facial da Universidade Federal de Pernambuco.