Eficácia dos sistemas de acabamento e polimento de cerâmicas odontológicas
Autores
Alex Correia Vieira
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Mário Cezar Oliveira
Universidade Estadual de Feira de Santana
Carmen de Andrade Vilas Boas Motta
UNIME
Carolina Baptista Miranda
UNIME
Emilena Maria Castor Xisto Lima
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP).
Palavras-chave:
Cerâmica, ajuste oclusal, polimento dentário
Resumo
A confecção de restaurações indiretas de cerâmica na Odontologia Estética é uma prática freqüente nos dias atuais, pois nenhum material consegue reproduzir a beleza e a naturalidade dos dentes como as cerâmicas. Durante o procedimento clínico de instalação e após a cimentação dessas restaurações, o ajuste com pontas diamantadas, para corrigir interferências oclusais, características de contorno e forma e para remoção de excessos de cimento, é inevitável e acaba promovendo aumento da rugosidade na superfície da cerâmica. Com a finalidade de corrigir estas imperfeições, vários métodos de acabamento e polimento têm sido propostos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é analisar, através de uma revisão de literatura, a eficácia dos sistemas de acabamento e polimento de cerâmicas na obtenção de superfícies polidas comparando com superfícies glazeadas. Concluiu-se que os diferentes sistemas de acabamento e polimento de cerâmica são eficazes na obtenção de superfícies menos rugosas quando comparados com as superfícies glazeadas.
Biografia do Autor
Alex Correia Vieira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Mestre em Odontologia Clínica e Professor Assistente de Dentística Restauradora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Mário Cezar Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana
Mestre em Odontologia Clínica e Professor Assistente de Prótese Dentária da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
Carmen de Andrade Vilas Boas Motta, UNIME
Mestre em Odontologia Clínica e Professora Assistente do Curso de Graduação e Pós-graduação da UNIME
Carolina Baptista Miranda, UNIME
Doutora em Dentística Restauradora e Professora do Curso de Graduação e Pós-graduação da UNIME
Emilena Maria Castor Xisto Lima, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP).
Doutora em Clínica Odontológica e Professora do Curso de Graduação e Pós-graduação da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP).