Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista EM TEIA é um veículo de publicações científicas, incluindo artigos que apresentem pesquisas científicas concluídas ou ensaios nas áreas de Educação Matemática e de Tecnologias e Educação, assim como em áreas correlatas. Os trabalhos devem ser originais, que não tenham sido publicados em outro periódico.  

São aceitos trabalhos redigidos em português, espanhol, inglês e francês.

 

Políticas de Seção

CRÉDITOS

Seção que sintetiza e resgata os créditos da Revista e da Instituição a qual está vinculada.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

EDITORIAL

Esta seção contém o editorial do número publicado

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ARTIGOS

Nesta seção serão publicados artigos inéditos que discutam resultados de pesquisas e ensaios teóricos das áreas de Educação Matemática e de Tecnologia na Educação.

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ENSAIOS

Nesta seção, serão publicados ensaios originais relacionados a construções teóricas e reflexões da área de Educação Matemática e Tecnológica.

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RESUMOS DE TESES E DISSERTAÇÕES

Esta seção inclui a publicação de Resumos expandidos (até 3 laudas) de teses e dissertações concluídas e aprovadas em programas de pós-graduação. O resumo deve ser de autoria do autor da tese ou dissertação, podendo incluir o orientador e co-orientador como co-autores.

Editores
  • José Felisberto de Carvalho
  • Gilda Guimarães
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ARTIGOS - EDIÇÃO TEMÁTICA - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Artigos (para Edição Temática) que apresentem pesquisas científicas na temática definida para a Edição Temática (de 15 a 25 páginas). 

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ENCEPAI

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Cenários e desafios da Educação Matemática: da investigação à sala de aula

Nesse número Especial da Revista EM TEIA “Cenários e Desafios da Educação Matemática: da investigação à sala de aula” é composto por artigos que estabelecem interlocuções entre a escola básica e pesquisas acadêmicas desenvolvidas no Brasil. No primeiro artigo desta edição, apresentamos o Estado da Arte das pesquisas em Educação Matemática a partir da análise de 255 Comunicações Científicas e Relatos de Experiências submetidos ao VII Encontro Pernambucano de Educação Matemática – EPEM. Os demais artigos são os textos completos das Palestras e Mesas Redondas apresentadas no evento, em 2017. 

Editores
  • Gilda Guimarães
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DOCÊNCIA(S) EM MATEMÁTICA: constituições éticas, estéticas e políticas

Este número especial da Revista EM TEIA intitula-se DOCÊNCIA(S) EM MATEMÁTICA: constituições éticas, estéticas e políticas, tendo como objetivo fomentar a discussão sobre a docência em Matemática, que é permeada por ações pedagógicas que possuem especificidades, considerando a heterogeneidade dos grupos de docentes e os processos de formação de professores marcados por práticas com significados distintos acerca da própria docência. As submissões de artigos devem ser feitas de 29 de abril até 29 de junho de 2018. Esta edição da revista será publicada ainda em 2018.

Editores
  • Josaine de Moura
  • Claudia Duarte
  • Carlos Monteiro
  • SUELEN SANTOS
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Narrativas Digitais na Educação: Contribuições da Cultura da Convergência

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Educação e uso de tecnologias digitais no contexto da pandemia da Covid 19

Editores
  • Ana Carvalho
  • Thelma Panerai Alves
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos submetidos à publicação passarão pela análise de componentes do Comitê Científico da revista. Os membros desse Comitê atuam como assessores dos editores, recomendando (com ou sem alterações) ou não a publicação. Os artigos enviados aos editores são por ele encaminhados a dois revisores para apreciação.

Em caso de divergência entre os pareceres, o artigo é encaminhado a um terceiro avaliador. A distribuição dos artigos para avaliação pelos revisores é prerrogativa dos editores, considerando o tema e a abordagem do trabalho submetido à apreciação, a competência técnica específica dos membros consultores e a ausência de conflito de interesses. Em casos específicos, a critério dos editores, podem ser convidados a emitir pareceres profissionais adhoc externos ao Comitê Científico.

A revista Em Teia procede à avaliação por pares em duplo cego, podendo resultar em três situações:

i) aprovação (publicação conforme apresentado),
ii) aprovação, condicionada à modificações,
iii) recusa (reprovação para publicação).

A ‘aprovação com pequenas modificações’ implica a checagem do material modificado (versão final) pelo editor e/ou, se julgado necessário, pelos revisores responsáveis pela análise inicial. A indicação de ‘nova submissão após grandes modificações’ implica, se resubmetido o artigo, o início de um novo processo de avaliação.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Do mesmo modo, o princípio da gratuidade também é aplicado ao envio e processamento de artigos submetidos à Revista.