REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO E AS GEOTECNOLOGIAS PARA A GEOGRAFIA ESCOLAR: A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA COMO RECURSO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Lineu Aparecido Paz e Silva, WERIK FOLHA NERES

Resumo


A representação do espaço geográfico através de recursos audiovisuais é o assunto abordado no presente artigo que tem por objetivo analisar como os mapas enquanto recurso audiovisual pode contribuir enquanto novas tecnologias digitais para o ensino de Geografia. Diante disso, disserta-se sobre o uso das tecnologias da informação como importantes recursos a serem utilizados pelos professores de maneira geral, e em especial pelo professor de Geografia através de aplicativos como o Google Maps e Google Earth para a localização de determinados espaços no planeta. A pesquisa de campo realizada junto a 3 professores e 7 alunos na cidade de Gilbués Piauí, apontou que estes recursos ainda são pouco explorados em sala de aula, embora os alunos já convivam em seu cotidiano com essas ferramentas.


Palavras-chave


Espaço geográfico. Novas Tecnologias. Recursos Audiovisuais

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240452



INDEXADORES E BASE DE DADOS

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à  revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.