Estágio Docente em Geografia e Educação Escolar Indígena: Experiências na Escola Indígena Tatakti Kyikatejê – Aldeia Gavião – Bom Jesus do Tocantins-PA

Dionel Barbosa Ferreira Júnior, Igor Murilo Andrade Salame, Robson Alves dos Santos, Marcus Vinicius Mariano de Souza

Resumo


Esta pesquisa busca explanar acerca da experiência vivida durante o Estágio Docente III, por alunos do curso de Geografia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará que ocorreu na Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Tatakti Kyikatejê, localizada na Aldeia Gavião no município de Bom Jesus do Tocantins - Pará. Para a elaboração deste trabalho os procedimentos metodológicos foram: a) levantamento bibliográfico, b) observação do espaço escolar e da Aldeia Gavião; c) observação das aulas de Geografia na escola e d) regência de aula. Pretende-se também entender a diferenciação da educação escolar indígena. A educação escolar fornece aos acadêmicos maneiras diferentes de se ver o mundo, respeitando e lidando com a pluralidade presente no eixo educacional, ponto esse que agrupa e junta os demais indivíduos à sociedade.


Palavras-chave


Estágio Docente em Geografia; Educação Escolar Indígena; Extensão acadêmica; Ensino de Geografia.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: dd mmm. aaaa.

CAVALCANTI, L. S. A geografia escolar e cidade: Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. 3. ed. Campinas: Papirus, 2013.

GOMES, G. C.; GOMES, N. C. A importância da educação escolar no processo de Valorização da identidade indígena. In: anais do XI Congresso Nacional de Educação -EDUCERE Paraná: 2013.

GUIMARÃES, G. C. N.; LOPES, C. S. Trilhas urbanas: A cidade e o ensino de geografia. Cidade: Máringa, PR. Revista Geoingá, 2012.

GOULART, A. T. A importância da pesquisa e da extensão na formação do estudante universitário e no desenvolvimento de sua visão crítica. Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 2, n. 4, p. 60-73, 2004.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo Escolar, 2018. Brasília: MEC, 2018.

LUCIANO, Gersem S. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação; LACED; Museu Nacional, 2006.

MOREIRA, D. S; SILVA, M. J; FERREIRA, R. J. A didática da afetividade. In: PASSINI, E.Y; PASSINI, R; MALYSZ, S.T. Práticas de ensino de geografia e estágio supervisionado. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015. p. 72-77.

MOTA, Lúcio Tadeu (org.). As cidades e os povos indígenas. Mitologias e visões. Maringá: EDUEM, 2000.

PASSINI, E. Y. Convite para inventar um novo professor. In: PASSINI, E. Y. Práticas de ensino de geografia e estágio supervisionado. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015. p. 32-51.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, v. 3, n. 3-4, p. 5-24, 2005-2006.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. L.; CACETE, N. H. A linguagem cinematográfica no ensino de Geografia: Tecnologia, informação e conhecimento. In: Para ensinar e aprender Geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 261-265.

PUREZA, M. G. B. O ensino de Geografia na Educação Escolar Indígena. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 17, n. 48, p. 238-257, 2020.

ROCHA, G. O. R.; AMORAS, I. C. R. O ensino de geografia e a construção de representações sociais sobre a Amazônia. Cidade: São Paulo, SP. Editora: Terra livre, 2006.

SAIKI, K.; GODOI, F. B. A prática de ensino e o estágio supervisionado. In: Práticas de ensino de geografia e estágio supervisionado. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015. p. 26-31.

SALGUEIRO, T. B.; CACHINHO, H. As relações cidade – comércio: dinâmicas de evolução e modelos interpretativos. Cidade: Lisboa, Portugal. Centro de estudos geográficos, 2006.

SOUZA, V. C. Desafios do estágio supervisionado na formação do professor de Geografia. In: ALBUQUERQUE, M. A. M.; FERREIRA, J. A. S. (Org.). Formação, pesquisas e práticas docentes: reformas curriculares em questão. João Pessoa: Mídia, 2013. p. 105-130.




DOI: https://doi.org/10.38187/regeo2020.v3n3id247365

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

INDEXADORES E BASE DE DADOS