Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista ERScience - Evidence in Rehabilitation Science?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Evidence in Reahbilitation Science da UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE Online [ERScience] fundada em março de 2014, sem fins lucrativos, é uma publicação do Departamento de Fisioterapia, do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal de Pernambuco [UFPE], com periodicidade semestral, compondo-se de um volume por ano com dois números.

A ERSciense tem a missão de publicar artigos originais de pesquisa, cujo objeto de estudo aborde temas de abrangência do profissional da Fisioterapia e Ciências da Reabilitação, transmitindo estudos básicos e aplicados sobre a avaliação, prevenção e tratamento de distúrbios do movimento.

 

A ERSciense publica os seguintes manuscritos, em todas as áreas das Ciências da Saúde, com especial ênfase para a Fisioterapia, e áreas afins, priorizando a originalidade e relevância científica: Editorial, Original (prioridade de 75%), Estudos de Caso Clínico/Série de Casos, de Revisões Sistemáticas da Literatura e Artigos de reflexão.

 

 · Editorial ― texto de análise ou de opinião sobre temas da atualidade, de autoria do Conselho Editorial ou solicitada a pessoas de reconhecida credibilidade na comunidade científica. E um texto em que o conteúdo expressa a opinião do autor, sem a obrigação de ter alguma imparcialidade ou objetividade. Pode ter referências ou não e estar relacionado com algum manuscrito da edição.

 

 · Artigo Original ― artigos inéditos e originais, que se caracteriza como a finalização de várias etapas da pesquisa científica e que apresentem resultados de pesquisas que contribuam para o avanço do conhecimento teórico, prático das respectivas áreas da Fisioterapia ou demais áreas do conhecimento. 

A)   Estudo experimentais: estudos que investigam o efeito(s) de uma ou mais intervenções sobre os resultados diretamente relacionados ao alcance da ERScience e áreas de especialização. Estudos experimentais incluem estudos de caso único experimentais, estudos quasi-experimentais e ensaios clínicos. A Organização Mundial de Saúde define ensaio clínico como qualquer pesquisa que prospectivamente aloca participantes humanos ou grupos de seres humanos para uma ou mais intervenções de saúde para avaliar o efeito(s) no resultado de saúde(s). Os ensaios clínicos incluem estudos de caso único, série de casos (um único grupo, sem um grupo de controle para comparação), estudos controlados não-randomizados e ensaios clínicos randomizados. Ensaios clínicos randomizados devem seguir o CONSORT (Normas Consolidadas do Reporting Trials), as recomendações, que estão disponíveis em: http://www.consort-statement.org/consort-statement/overview0/ .

B)   Estudos observacionais: estudos que investigam a relação (s) entre as variáveis de interesse relacionados com o âmbito ERScience e áreas de expertise sem manipulação direta (por exemplo, intervenção). Estudos observacionais incluem estudos transversais, estudos de coorte e estudos de caso-controle.

 

C)   Estudos qualitativos: estudos que se concentram na compreensão das necessidades, motivações e comportamentos humanos. O objeto de um estudo qualitativo é guiado por uma análise em profundidade de um tema, incluindo opiniões, atitudes, motivações e padrões de comportamento, sem quantificação. Estudos qualitativos incluem análise documental e etnográfica.

 

 · Estudos de caso: são importantes como meio de disseminação do conhecimento referente aos aspectos clínico-patológicos de um tema científico. Novas técnicas, terapias, diagnósticos, doenças, materiais e soluções inovadoras para problemas especiais, fenômenos anatômicos e fisiológicos, são exemplos a serem relatados. As ilustrações são fundamentais nos artigos dessa natureza [radiografias, fotos, desenhos, dentre outras.

 

 · Série de casos: descrição detalhada de casos clínicos, contendo características importantes sobre os sinais, sintomas e outras características do paciente e relatando os procedimentos terapêuticos utilizados, bem como o desenlace do caso. Devem possuir indicação clara em situações de doenças raras, para as quaistanto o diagnóstico como a terapêutica não estão claramente estabelecidos na literatura científica

 

 · Revisão sistemática de literatura ― avaliação crítica sistematizada da literatura sobre determinado assunto, de modo a conter uma análise comparativa dos trabalhos na área, que discuta os limites e alcances metodológicos, permitindo indicar perspectivas de continuidade de estudos naquela linha de pesquisa e devendo conter conclusões. As premissas da revisão sistemática são: a exaustão na busca dos estudos, a seleção justificada dos estudos por critérios de inclusão e exclusão explícitos e a avaliação da qualidade metodológica, bem como o uso de técnicas estatísticas para quantificar os resultados. Devem ser descritos os procedimentos adotados para a revisão, como as estratégias de busca, seleção e avaliação dos artigos, esclarecendo a delimitação e limites do tema.

  • · Artigos de reflexão: formulações discursivas de efeito teorizante com fundamentação sobre a situação global em que se encontra determinado assunto investigativo ou potencialmente investigativo; forma livre de contribuição científica, devendo ter como característica básica a abordagem crítica, criativa, desvelando o tema ou revelando nova perspectiva de visão sobre o tema, que leve o leitor, por sua vez, à reflexão e/ou análise crítica sobre o tema em análise.

 

 · Estudos de Metodologia científica: Artigos que abordem questões do método científico de forma didática e crítica com o objetivo de proporcionar conhecimento sobre a importância do controle metodológico na elaboração dos estudos.

 

  • · Cartas: Esta seção publica correspondência recebida, necessariamente relacionada aos artigos publicados na ERSciense ou à linha editorial da revista. Demais contribuições devem ser endereçadas à seção Opinião. Os autores de artigos eventualmente citados em Cartas serão informados e terão direito de resposta, que será publicada simultaneamente. Cartas devem ser breves e, se forem publicadas, poderão ser editadas para atender a limites de espaço. A publicação está condicionada a avaliação dos editores quanto à pertinência do tema abordado.

 

Os manuscritos submetidos para avaliação devem ser preparados segundo as normas adotadas e encaminhados, exclusivamente, por via eletrônica. A ERSciense adota os "Requisitos Uniformes para Manuscritos Submetidos a Revistas Biomédicas", publicado pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas ― Estilo Vancouver, disponível no site: http://www.icmje.org ou http://www.bu.ufsc.br/ccsm/vancouver.html (versão traduzida em português).

Os títulos de periódicos devem ser referidos abreviados, de acordo com o Index Medicus: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/sites/entrez?db=journals. Para abreviatura dos títulos de periódicos nacionais e latino-americanos, deve ser consultado o site: http://portal.revistas.bvs.br eliminando os pontos da abreviatura, com exceção do último ponto para separar do ano.

Cabe ressaltar que todos os manuscritos enviados são submetidos à apreciação por pares de referees e reserva-se a exclusividade dos que serão aceitos para publicação na ERSciense. Em caso de desacordo, será enviado para uma terceira avaliação. A esse respeito de exclusividade é tão somente a não permissão de sua apresentação simultânea total, em parte ou traduzida a outro periódico de natureza virtual ou impressa, com exceção de resumos ou relatórios preliminares publicados em anais de reuniões científicas.

Em se tratando de investigação que envolva seres humanos, a publicação de manuscritos estará condicionada ao cumprimento dos Princípios Éticos de acordo com a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde [CNS]. Aqueles que envolvam animais deverão ser aprovados na Comissão de Ética em Experimentação Animais [CEEA], em conformidade com as normas éticas elaboradas pelo Colégio Brasileiro de Experimentação Animal [COBEA] e pela legislação em vigor [Lei de Crimes Ambientais No. 9605 de 12/02/1998, Art. 32; Regulamentação da Lei de Crimes Ambientais ― Decreto 3.179 de 21/09/1999, Art. 17].

O autor responsável pelo envio do manuscrito deverá assinalar no local da submissão da ERSciense a Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais e seguir com o processo de submissão.

  • · Conflitos de interesses

Os conflitos de interesses podem ser da esfera política, acadêmica, comercial, pessoal e financeira. Neste último caso, os conflitos de interesse abrangem questões acerca de fundos de pesquisa, pagamentos por palestra ou viagens, emprego, etc. Há possibilidade de que esses conflitos apareçam quando revisores e editores, além dos próprios autores, não os explicite, o que pode influenciar o julgamento sobre a publicação, além de gerar a insatisfação do leitor que mais tarde, ao descobrir esses conflitos de interesse, acaba por sentir-se enganado.

Portanto, solicitamos que os autores, ao submeterem artigos à ERSciense, que copiem e colem no local apropriado da submissão a DECLARAÇÃO abaixo, revelando se há conflitos de interesse que possam vir a exercer influência sobre o texto. Solicitamos aos autores que disponibilize informações a respeito do apoio financeiro recebido, além de outras ligações financeiras ou pessoais que estejam relacionadas a sua pesquisa, além de qualquer interesse competitivo que o autor possa ter.

Solicitamos ao autor responsável pela submissão que cada autor que se enquadre nessa situação «FORNEÇA» à ERSciense a seguinte declaração:

Eu, [NOME DO AUTOR PRINCIPAL], certifico que divulguei à ERSciense todas minhas afiliações com ou sem envolvimento/conflito financeiro, nos últimos 5 anos e para o futuro próximo, com qualquer organização ou entidade com interesse financeiro em ou conflito financeiro com o objeto ou assunto discutidos no artigo.

Eu, [NOME DO AUTOR PRINCIPAL], certifico que divulguei à ERSciense todas as afiliações de [NOME DO AUTOR SECUNDÁRIO] com ou sem envolvimento/conflito financeiro, nos últimos 5 anos e para o futuro próximo, com qualquer organização ou entidade com interesse financeiro em ou com conflito financeiro com o objeto ou assunto discutidos no artigo.

O Conselho Editorial da ERSciense não rejeitará artigos em função de conflitos de interesse, pois reconhece que são inevitáveis.

Públicos-alvos

Fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, fonoaudiólogos, médicos, odontólogos, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos, engenheiros, biomédicos, dentre outros.

Objetivos

I ― Publicar manuscritos relativos aos resultados de pesquisas relacionadas com as Ciências da Saúde, com especial ênfase para a Fisioterapia.

II ― Estimular a publicação de manuscritos por professores, pesquisadores, pós-graduandos das Ciências da Saúde, com a finalidade de orientar a sistematização e socialização do conhecimento produzido.

 

Diretrizes para Autores

► PREPARO/ENVIO DE MANUSCRITOS

● QUANTO à SUBMISSÃO

O manuscrito deverá ser encaminhado à ERSciense em um idioma (português ou inglês). No entanto, as normas de formatação e estrutura devem ser lidas e cumpridas.

 

A submissão de manuscritos é realizada no sistema on line disponível em: http://www.revista.ufpe.br/revistaerscience/index.php/revistaerscience/index

Na submissão o autor deverá anexar no sistema:

- Termo de responsabilidade dos autores, acessando em:

http://www.revista.ufpe.br/revistaerscience/index.php/revistaerscience/manager/files/DeclaraoResponsabilidadedoAutorERScience.pdf

- Checklist preenchido; acesse checklist em:

 http://www.revista.ufpe.br/revistaerscience/index.php/revistaerscience/manager/files/ChecklistERScience.pdf

- Cópia de aprovação do projeto de pesquisa no Comitê de Ética em Pesquisa com seres Humanos ou Animais, conforme a pertinência.

- Arquivo do artigo em Microsoft Word, OpenOffice ou RTF. A identificação de autoria e co-autoria NÃO DEVEM ser removidas do arquivo. O número máximo permitido é de SEIS (06) AUTORES. O Editor garantirá o critério de sigilo da revista para a avaliação por pares.

O checklist é fundamental para auxiliar o autor no preparo do manuscrito correto de acordo com as normas da ERSciense, evitando atraso no processo de avaliação ou mesmo rejeição da submissão.

O Editor conferirá o manuscrito, o checklist e a documentação enviada, e, havendo pendência por incompletude ou inadequação, será solicitada correção/adequação. Caso não sejam atendidas, a submissão será automaticamente cancelada e novo processo de submissão/avaliação deverá ser iniciado.

QUANTO À REDAÇÃO

Os manuscritos devem ser redigidos de maneira objetiva, mantendo linguagem adequada ao estudo, bem como ressaltando a terminologia científica condizente. Devem ainda evitar o uso da primeira pessoa “meu estudo...”, ou da terceira pessoa do plural “percebemos...”, pois em texto científico o discurso deve ser impessoal, sem juízo de valor e na terceira pessoa do singular.

QUANTO À TRADUÇÃO/REVISÃO

Recomenda-se que os autores busquem assessoria linguística profissional (revisores e/ou tradutores certificados nos idiomas português e inglês) para correções e/ou inadequações morfológicas, sintáticas, idiomáticas ou de estilo dos TÍTULOS/RESUMOS/TEXTO ou antes de submeterem o manuscrito ou após a avaliação e aceite final do artigo. Para o aceite da revisão/tradução o profissional que a fez deve nos enviar CÓPIA DECLARADA com a revisão anexa, pois estará condicionada à publicação do manuscrito. Ficará sob a responsabilidade do tradutor/revisor os detalhes como pagamento e prazo de entrega da tradução.

QUANTO À AUTORIA

O conceito de autoria está respaldado na contribuição substancial de cada uma das pessoas listadas como AUTORES (LIMITE MÁXIMO de SEIS AUTORES), no que se refere, sobretudo, à concepção e planejamento do projeto de pesquisa, obtenção ou análise e interpretação dos dados, redação e revisão crítica.

QUANTO À FORMATAÇÃO

Os manuscritos devem ser produzidos em editor de texto word 7.0 (ou versão inferior) com:

a) 25.000 caracteres (máximo), página de rosto: *TÍTULOS (Português e Inglês), AUTORES, RESUMOS ESTRUTURADOS E TRADUZIDOS (todos com descritores), agradecimentos e referências (Estilo Vancouver), digitadas em uma só face, em papel ofício (21,59 cm x 35,56 cm), espaço duplo em todo o texto.

*TÍTULOS - de 10 a 15 palavras; NÃO EMPREGAR elementos do universo geográfico, de dimensão regional, nacional ou internacional.

b) Fonte Arial MS de 12-pontos, justificado, espaço duplo, margens 2 (SUPERIOR/INFERIOR/DIREITA/ESQUERDA).

c) Páginas numeradas no ângulo superior direito a partir da página de identificação.

d) Margens laterais de 1,25 cm cada (ou 1 TAB).

e) Os resumos devem ser apresentados em português e inglês, entre 200 e 250 palavras, espaço duplo. Deve-se iniciar e sequenciar o texto com letra minúscula após os seguintes termos: Objetivo: Método: Resultados: Conclusão: **Descritores (Descriptors; Descriptores):

QUANTO À ESTRUTURA

a) Página de rosto ― títulos do manuscrito.

Ex:      Perfil do adolescente com sobrepeso e obesidade

Profile of adolescent with overweight and obesity

Abaixo dos títulos (NÃO usar rodapé), espaço duplo, texto sequencial e justificado após o/s nome/s completo/s do/s autor/es:

1) Formação, maior titulação e instituição a que pertence(m) e e-mail. Para o autor responsável para troca de correspondência: endereço completo; as demais informações devem ser colocadas em METADADOS DE SUBMISSÃO em RESUMO DA BIOGRAFIA, sob a responsabilidade do AUTOR que submete o artigo e não do Editor.

Ex:

Marcelo Renato Guerino. Fisioterapeuta. Professor do Departamento de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal de Pernambuco. Recife-PE, Brasil. E-mail: marcelorenato.guerino@gmail.com

Endereço para correspondência

Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciências da Saúde

Departamento de Fisioterapia

Av. Prof. Moraes Rego, s/n - Cidade Universitária -  Recife  (PE), Brasil CEP: 50670

 

2) Tipo de auxílio e nome da agência financiadora, se convier.

Ex: Estudo realizado com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

 

3) Se elaborado a partir de tese, dissertação ou monografia: título, ano e instituição onde foi apresentada. O nome do orientador deve ser incluído como autor.

Ex:

Artigo elaborado a partir da dissertação << Aspectos preventivos de Infecções Sexualmente Transimissíveis em adolescentes >> apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE. Recife-PE, Brasil. 2010

b) ResumosObjetivo: (iniciar com o verbo no infinitivo), Método*: (tipo de estudo, população, amostra, critérios de seleção da amostra, o instrumento de coleta de dados, os procedimentos para a coleta e análise dos dados, nome do Comitê de Ética em Pesquisa e número do CAAE – Certificado de Apresentação para Apreciação Ética). Resultados: (os principais), Conclusão: (responder ao objetivo), Descritores: indicar de três (3) a cinco (5) termos que identifiquem o tema, limitando-se aos descritores recomendados nos Descritores em Ciências da Saúde [DeCS], traduzido do Medical Subject of Health MeSH, e apresentado gratuitamente pela BIREME na forma trilingue, na página URL: http://decs.bvs.br, seguido do sinal de dois pontos (:), com iniciais e minúsculas e separadas por ponto e vírgula (;). 

*Método : Revisões Sistemática e Integrativa de Literatura

*Método ― Revisões Sistemática

► tipo de estudo, os procedimentos adotados para a revisão: hipótese ou questão de pesquisa para a elaboração do estudo, critérios utilizados para a seleção daqueles que foram incluídos na revisão e os procedimentos empregados na síntese dos resultados obtidos pelos estudos revisados (que poderão ou não ser procedimentos de meta-análise ou metassíntese).

Ex:

Resumo

Objetivos: Investigar a relação entre o fenômeno da adesão na fisioterapia e as características do relacionamento estabelecido entre fisioterapeutas e pacientes. Metodologia: Estudo qualitativo e exploratório, com delineamento ex-post facto, amostra por conveniência de 11 pacientes de 25 a 73 anos com diagnósticos clínicos variados; e quatro fisioterapeutas atuantes na equipe em que esses pacientes foram atendidos. Os participantes responderam a uma entrevista semiestruturada contendo tópicos sobre o processo de adesão na fisioterapia e o papel do relacionamento fisioterapeuta-paciente. A análise qualitativa dos dados seguiu os critérios da fenomenologia-semiótica. Resultados: Os relatos dos pacientes sugeriram um contexto temático para o fenômeno da adesão focado em duas áreas: a) caracterização da fisioterapia e do bom profissional e b) contraposição entre continuidade e interrupção do tratamento. Os relatos dos fisioterapeutas indicaram um contexto temático focado em três áreas: a) capacidades e habilidades do bom fisioterapeuta; b) adesão à fisioterapia; e c) relacionamento fisioterapeuta-paciente. A redução fenomenológica indicou três focos problemáticos para o fenômeno da adesão ao tratamento na fisioterapia: a necessidade do cuidado integral; a dificuldade na comunicação paciente-terapeuta; e as contingências socioeconômicas do paciente. A interpretação fenomenológica reforçou e relacionou os aspectos encontrados na redução. Conclusão: O processo de adesão na fisioterapia pode ser caracterizado como multifatorial e o relacionamento interpessoal, entre fisioterapeuta e paciente, como fator essencial ao sucesso da reabilitação e consequente adesão.

 

c) Texto ― os textos de manuscritos originais, estudos de casos clínicos, de revisões de literatura sistemática e integrativa devem apresentar:

1) Introdução; 2) Objetivo; 3) Método; 4) Resultados; 5) Discussão; 6) Conclusão; 7) Agradecimentos (opcional); 8) Referências (Estilo Vancouver). As demais categorias terão estrutura textual livre, porém as REFERÊNCIAS são obrigatórias.

 

1) Introdução ― deve ser breve, definir claramente o problema estudado, destacando sua importância e as lacunas do conhecimento, fornecendo referências estritamente pertinentes.

2) Método (manuscritos Originais e Relatos de Casos Clínicos) ― devem descrever o tipo de estudo, a população, a amostra, os critérios de seleção da amostra, o instrumento de coleta de dados, os procedimentos para a coleta e análise dos dados. Necessariamente devem explicitar o cumprimento dos princípios de pesquisa envolvendo seres humanos ou animais, bem como o NOMEDO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA no qual o projeto de pesquisa foi aprovado com os respectivos NÚMEROS DE CAEE e DE PROTOCOLO. Para os autores brasileiros, a Resolução 466/2012 da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa ― CONEP, deve ser considerada; para os estrangeiros, a Declaração de Helsinki, disponível na página URL: http://www.wma.net

 

2a) Método (Revisões Sistemática de Literatura) ― tipo de estudo, os procedimentos adotados para a revisão: as estratégias de busca, seleção e avaliação dos artigos, esclarecendo a delimitação e limites do tema. Resultados: devem conter uma análise comparativa dos trabalhos na área, que discuta os limites e alcances metodológicos, permitindo indicar perspectivas de continuidade de estudos naquela linha de pesquisa e devendo conter conclusões.

 

3) Resultados ― devem descrever os resultados encontrados sem incluir interpretações ou comparações e o texto deve complementar e não repetir o que está descrito em tabelas e figuras.

 

a) Tabelas ― devem ser elaboradas para reprodução direta pelo editor de layout, em preto e branco,inseridas no texto, com a primeira letra da legenda em maiúscula descrita na parte superior, numeradas consecutivamente com algarismos arábicos na ordem em que foram citadas no texto, conteúdo em fonte 12 com a primeira letra em maiúscula, apresentadas em tamanho máximo de 14 x 21 cm (padrão da revista) e comprimento não deve exceder 55 linhas, incluindo título.

 

Se usar dados de outra fonte, publicada ou não, obter permissão e indicar a fonte por completo. Não usar linhas horizontais ou verticais internas. Empregar em cada coluna um título curto ou abreviado. Colocar material explicativo em notas abaixo da tabela, não no título. Explicar em notas todas as abreviaturas não padronizadas usadas em cada tabela.

 

b) Ilustrações ― fotografias, desenhos, gráficos e quadros são considerados Figuras, as quais devem ser elaboradas para reprodução pelo editor de layout de acordo com o formato da ERSciense, inseridos no texto, com a primeira letra da legenda em maiúscula descrita na parte inferior e sem grifo, numeradas consecutivamente com algarismos arábicos na ordem em que foram citadas no texto. As figuras devem ser elaboradas no programa Word ou Excel e não serem convertidas em figura do tipo JPEG, BMP, GIF, etc. Os dados devem estar explícitos (n e %). Enviar as planilhas do Excel.

 

c) Citações ― as citações serão identificadas no texto por suas respectivas numerações sobrescritas, sem a identificação do autor e ano, sem uso do parênteses e colocado após o ponto final, quando convier (vide exemplo)*. Números sequenciais devem ser separados por hífen; números aleatórios, por vírgula.

*Ex: (1). deixá-lo sem o parêntese, sobrescrito e colocado após o ponto final. .1

Nas citações diretas até três linhas incluí-las no texto, entre aspas (sem itálico) e referência correspondente conforme exemplo: 13:4 (autor e página); com mais de três linhas, usar o recuo de 4 cm, letra tamanho 12 e parágrafo 2,0 linhas (sem aspas e sem itálico), seguindo a indicação de autor e data.

Depoimentos: na transliteração de comentários ou de respostas, seguir as mesmas regras das citações, porém em itálico, com o código que representar cada depoente entre parênteses.

4) Discussão ― deve conter comparação dos resultados com a literatura, as limitações da pesquisa e a interpretação dos autores, enfatizando os aspectos novos e importantes do estudo.

5) Conclusão ― relacionar as conclusões com os objetivos do trabalho, evitando assertativas não apoiadas pelos achados e incluindo recomendações, quando pertinentes.

6) Agradecimentos ― devem ser breves e objetivos, somente a pessoas ou instituições que contribuíram significativamente para o estudo.

7) Rerefências ― A ERSciense adota os "Requisitos Uniformes para Manuscritos Submetidos a Revistas Biomédicas", publicado pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas ― Estilo Vancouver, disponível no site: http://www.icmje.org

Os títulos de periódicos devem ser referidos abreviados, de acordo com o Index Medicus: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/sites/entrez?db=journals

  • Exemplos: N Engl J Med.; Neurology.

 

Para abreviatura dos títulos de periódicos nacionais e latino-americanos, consultar o site: http://portal.revistas.bvs.br eliminando os pontos da abreviatura, com exceção do último ponto para separar do ano.

 

  • Exemplos: Femina., Rev Bras Reumatol., Rev Bras Hipertens.

 

As referências devem ser numeradas e normalizadas de acordo com o Estilo Vancouver. Na lista de referências, as referências devem ser numeradas consecutivamente, conforme a ordem que forem mencionadas pela primeira vez no texto. Referencia-se o(s) autor(e)s pelo  sobrenome, apenas a letra inicial é em maiúscula, seguida do(s) nome(s) abreviado(s) e sem o ponto.


Quando o documento possui de um até seis autores, citar todos os autores, separados por vírgula; quando possui mais de seis autores, citar todos os seis primeiros autores seguidos da expressão latina  “et al”.  



Com relação a abreviatura dos meses dos periódicos - em inglês e alemão, abrevia-se os meses iniciando por maiúsculas; em português, espanhol, francês e italiano, em minúsculas. Ambos serão sem ponto como recomenda o Estilo Vancouver.

   
Quando as páginas do artigo consultado apresentar números coincidentes, eliminar os dígitos iguais. Ex: p. 320-329; usar 320-9

  • Denominamos número (fascículo) a identificação da seqüência do volume, sendo que o algarismo fica entre parênteses. Ex.: 347(4).  
  • Periódico com paginação contínua em um volume: mês e número podem ser omitidos (opcional). Ex.: Halpern SD, Ubel PA, Caplan AL. Solid-organ transplantation in HIV-infected patients. N Engl J Med. 2002;347:284-7.
  • · Exemplos de referências

REFERENCES

International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals: Sample References: International Committee of Medical Journal Editors site


1. Articles in Journals (see also #36. Journal article on the Internet)

Standard journal article

List the first six authors followed by et al. (Note: NLM now lists all authors.)

Halpern SD, Ubel PA, Caplan AL. Solid-organ transplantation in HIV-infected patients. N Engl J Med. 2002 Jul 25;347(4):284-7.

As an option, if a journal carries continuous pagination throughout a volume (as many medical journals do) the month and issue number may be omitted.

Halpern SD, Ubel PA, Caplan AL. Solid-organ transplantation in HIV-infected patients. N Engl J Med. 2002;347:284-7.

More than six authors:

Rose ME, Huerbin MB, Melick J, Marion DW, Palmer AM, Schiding JK, et al. Regulation of interstitial excitatory amino acid concentrations after cortical contusion injury. Brain Res. 2002;935(1-2):40-6.

Optional addition of a database's unique identifier for the citation: [Edited 12 May 2009]

Halpern SD, Ubel PA, Caplan AL. Solid-organ transplantation in HIV-infected patients. N Engl J Med. 2002 Jul 25;347(4):284-7. PubMed PMID: 12140307.

Forooghian F, Yeh S, Faia LJ, Nussenblatt RB. Uveitic foveal atrophy: clinical features and associations. Arch Ophthalmol. 2009 Feb;127(2):179-86. PubMed PMID: 19204236; PubMed Central PMCID: PMC2653214.

Optional addition of a clinical trial registration number: [Added 12 May 2009]

Trachtenberg F, Maserejian NN, Soncini JA, Hayes C, Tavares M. Does fluoride in compomers prevent future caries in children? J Dent Res. 2009 Mar;88(3):276-9. PubMed PMID: 19329464. ClinicalTrials.gov registration number: NCT00065988.

2. Organization as author

Diabetes Prevention Program Research Group. Hypertension, insulin, and proinsulin in participants with impaired glucose tolerance. Hypertension. 2002;40(5):679-86.

3. Both personal authors and organization as author (List all as they appear in the byline.) [Edited 12 May 2009]

Vallancien G, Emberton M, Harving N, van Moorselaar RJ; Alf-One Study Group. Sexual dysfunction in 1,274 European men suffering from lower urinary tract symptoms. J Urol. 2003;169(6):2257-61.

Margulies EH, Blanchette M; NISC Comparative Sequencing Program, Haussler D, Green ED. Identification and characterization of multi-species conserved sequences. Genome Res. 2003 Dec;13(12):2507-18.

4. No author given

21st century heart solution may have a sting in the tail. BMJ. 2002;325(7357):184.

5. Article not in English [Edited 12 May 2009]

Ellingsen AE, Wilhelmsen I. Sykdomsangst blant medisin- og jusstudenter. Tidsskr Nor Laegeforen. 2002;122(8):785-7. Norwegian.

6.Optional translation of article title (MEDLINE/PubMed practice):

Ellingsen AE, Wilhelmsen I. [Disease anxiety among medical students and law students]. Tidsskr Nor Laegeforen. 2002 Mar 20;122(8):785-7. Norwegian.

7. Volume with supplement

Geraud G, Spierings EL, Keywood C. Tolerability and safety of frovatriptan with short- and long-term use for treatment of migraine and in comparison with sumatriptan. Headache. 2002;42 Suppl 2:S93-9.

7. Issue with supplement

Glauser TA. Integrating clinical trial data into clinical practice. Neurology. 2002;58(12 Suppl 7):S6-12.

8. Volume with part

Abend SM, Kulish N. The psychoanalytic method from an epistemological viewpoint. Int J Psychoanal. 2002;83(Pt 2):491-5.

9. Issue with part

Ahrar K, Madoff DC, Gupta S, Wallace MJ, Price RE, Wright KC. Development of a large animal model for lung tumors. J Vasc Interv Radiol. 2002;13(9 Pt 1):923-8.

10. Issue with no volume

Banit DM, Kaufer H, Hartford JM. Intraoperative frozen section analysis in revision total joint arthroplasty. Clin Orthop. 2002;(401):230-8.

11. No volume or issue

Outreach: bringing HIV-positive individuals into care. HRSA Careaction. 2002 Jun:1-6.

12. Pagination in roman numerals

Chadwick R, Schuklenk U. The politics of ethical consensus finding. Bioethics. 2002;16(2):iii-v.

13. Type of article indicated as needed

Tor M, Turker H. International approaches to the prescription of long-term oxygen therapy [letter]. Eur Respir J. 2002;20(1):242.

Lofwall MR, Strain EC, Brooner RK, Kindbom KA, Bigelow GE. Characteristics of older methadone maintenance (MM) patients [abstract]. Drug Alcohol Depend. 2002;66 Suppl 1:S105.

14. Article containing retraction

Feifel D, Moutier CY, Perry W. Safety and tolerability of a rapidly escalating dose-loading regimen for risperidone. J Clin Psychiatry. 2002;63(2):169. Retraction of: Feifel D, Moutier CY, Perry W. J Clin Psychiatry. 2000;61(12):909-11.

Article containing a partial retraction: [Added 12 May 2009]

Starkman JS, Wolder CE, Gomelsky A, Scarpero HM, Dmochowski RR. Voiding dysfunction after removal of eroded slings. J Urol. 2006 Dec;176(6 Pt 1):2749. Partial retraction of: Starkman JS, Wolter C, Gomelsky A, Scarpero HM, Dmochowski RR. J Urol. 2006 Sep;176(3):1040-4.

15. Article retracted

Feifel D, Moutier CY, Perry W. Safety and tolerability of a rapidly escalating dose-loading regimen for risperidone. J Clin Psychiatry. 2000;61(12):909-11. Retraction in: Feifel D, Moutier CY, Perry W. J Clin Psychiatry. 2002;63(2):169.

Article partially retracted: [Added 12 May 2009]

Starkman JS, Wolter C, Gomelsky A, Scarpero HM, Dmochowski RR. Voiding dysfunction following removal of eroded synthetic mid urethral slings. J Urol. 2006 Sep;176(3):1040-4. Partial retraction in: Starkman JS, Wolder CE, Gomelsky A, Scarpero HM, Dmochowski RR. J Urol. 2006 Dec;176(6 Pt 1):2749.

16. Article republished with corrections

Mansharamani M, Chilton BS. The reproductive importance of P-type ATPases. Mol Cell Endocrinol. 2002;188(1-2):22-5. Corrected and republished from: Mol Cell Endocrinol. 2001;183(1-2):123-6.

17. Article with published erratum

Malinowski JM, Bolesta S. Rosiglitazone in the treatment of type 2 diabetes mellitus: a critical review. Clin Ther. 2000;22(10):1151-68; discussion 1149-50. Erratum in: Clin Ther. 2001;23(2):309.

18. Article published electronically ahead of the print version

Yu WM, Hawley TS, Hawley RG, Qu CK. Immortalization of yolk sac-derived precursor cells. Blood. 2002 Nov 15;100(10):3828-31. Epub 2002 Jul 5.

19. Books and Other Monographs

Personal author(s)

Murray PR, Rosenthal KS, Kobayashi GS, Pfaller MA. Medical microbiology. 4th ed. St. Louis: Mosby; 2002.

20. Editor(s), compiler(s) as author

Gilstrap LC 3rd, Cunningham FG, VanDorsten JP, editors. Operative obstetrics. 2nd ed. New York: McGraw-Hill; 2002.

21. Author(s) and editor(s)

Breedlove GK, Schorfheide AM. Adolescent pregnancy. 2nd ed. Wieczorek RR, editor. White Plains (NY): March of Dimes Education Services; 2001.

22. Organization(s) as author [Edited 12 May 2009]

Advanced Life Support Group. Acute medical emergencies: the practical approach. London: BMJ Books; 2001. 454 p.

American Occupational Therapy Association, Ad Hoc Committee on Occupational Therapy Manpower. Occupational therapy manpower: a plan for progress. Rockville (MD): The Association; 1985 Apr. 84 p.

National Lawyer's Guild AIDs Network (US); National Gay Rights Advocates (US). AIDS practice manual: a legal and educational guide. 2nd ed. San Francisco: The Network; 1988.

23. Chapter in a book

Meltzer PS, Kallioniemi A, Trent JM. Chromosome alterations in human solid tumors. In: Vogelstein B, Kinzler KW, editors. The genetic basis of human cancer. New York: McGraw-Hill; 2002. p. 93-113.

24. Conference proceedings

Harnden P, Joffe JK, Jones WG, editors. Germ cell tumours V. Proceedings of the 5th Germ Cell Tumour Conference; 2001 Sep 13-15; Leeds, UK. New York: Springer; 2002.

25. Conference paper

Christensen S, Oppacher F. An analysis of Koza's computational effort statistic for genetic programming. In: Foster JA, Lutton E, Miller J, Ryan C, Tettamanzi AG, editors. Genetic programming. EuroGP 2002: Proceedings of the 5th European Conference on Genetic Programming; 2002 Apr 3-5; Kinsdale, Ireland. Berlin: Springer; 2002. p. 182-91.

25. Scientific or technical report

Issued by funding/sponsoring agency:

Yen GG (Oklahoma State University, School of Electrical and Computer Engineering, Stillwater, OK). Health monitoring on vibration signatures. Final report. Arlington (VA): Air Force Office of Scientific Research (US), Air Force Research Laboratory; 2002 Feb. Report No.: AFRLSRBLTR020123. Contract No.: F496209810049.

Issued by performing agency:

Russell ML, Goth-Goldstein R, Apte MG, Fisk WJ. Method for measuring the size distribution of airborne Rhinovirus. Berkeley (CA): Lawrence Berkeley National Laboratory, Environmental Energy Technologies Division; 2002 Jan. Report No.: LBNL49574. Contract No.: DEAC0376SF00098. Sponsored by the Department of Energy.

27. Dissertation/Thesis

Borkowski MM. Infant sleep and feeding: a telephone survey of Hispanic Americans [dissertation]. Mount Pleasant (MI): Central Michigan University; 2002.

28. Patent

Pagedas AC, inventor; Ancel Surgical R&D Inc., assignee. Flexible endoscopic grasping and cutting device and positioning tool assembly. United States patent US 20020103498. 2002 Aug 1.

29. Other Published Material

Newspaper article

Tynan T. Medical improvements lower homicide rate: study sees drop in assault rate. The Washington Post. 2002 Aug 12;Sect. A:2 (col. 4).

Audiovisual material

Chason KW, Sallustio S. Hospital preparedness for bioterrorism [videocassette]. Secaucus (NJ): Network for Continuing Medical Education; 2002.

30. Legal Material

Public law:

Veterans Hearing Loss Compensation Act of 2002, Pub. L. No. 107-9, 115 Stat. 11 (May 24, 2001).

Unenacted bill:

Healthy Children Learn Act, S. 1012, 107th Cong., 1st Sess. (2001).

Code of Federal Regulations:

Cardiopulmonary Bypass Intracardiac Suction Control, 21 C.F.R. Sect. 870.4430 (2002).

Hearing:

Arsenic in Drinking Water: An Update on the Science, Benefits and Cost: Hearing Before the Subcomm. on Environment, Technology and Standards of the House Comm. on Science, 107th Cong., 1st Sess. (Oct. 4, 2001).

32. Map

Pratt B, Flick P, Vynne C, cartographers. Biodiversity hotspots [map]. Washington: Conservation International; 2000.

33. Dictionary and similar references

Dorland's illustrated medical dictionary. 29th ed. Philadelphia: W.B. Saunders; 2000. Filamin; p. 675.

34. Unpublished Material

In press or Forthcoming [Edited 12 May 2009]

(Note: NLM prefers "Forthcoming" rather than "In press" because not all items will be printed.)

Tian D, Araki H, Stahl E, Bergelson J, Kreitman M. Signature of balancing selection in Arabidopsis. Proc Natl Acad Sci U S A. Forthcoming 2002.

35. Electronic Material

CD-ROM

Anderson SC, Poulsen KB. Anderson's electronic atlas of hematology [CD-ROM]. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins; 2002.

36. Journal article on the Internet [Edited 12 May 2009]

Abood S. Quality improvement initiative in nursing homes: the ANA acts in an advisory role. Am J Nurs [Internet]. 2002 Jun [cited 2002 Aug 12];102(6):[about 1 p.]. Available from: http://www.nursingworld.org/AJN/2002/june/Wawatch.htmArticle

Optional presentation (omits bracketed phrase that qualifies the journal title abbreviation):

Abood S. Quality improvement initiative in nursing homes: the ANA acts in an advisory role. Am J Nurs. 2002 Jun [cited 2002 Aug 12];102(6):[about 1 p.]. Available from: http://www.nursingworld.org/AJN/2002/june/Wawatch.htmArticle

Article published on the Internet ahead of the print version:

See # 18.

Optional formats used by NLM in MEDLINE/PubMed:

Article with document number in place of traditional pagination:

Williams JS, Brown SM, Conlin PR. Videos in clinical medicine. Blood-pressure measurement. N Engl J Med. 2009 Jan 29;360(5):e6. PubMed PMID: 19179309.

Article with a Digital Object Identifier (DOI):

Zhang M, Holman CD, Price SD, Sanfilippo FM, Preen DB, Bulsara MK. Comorbidity and repeat admission to hospital for adverse drug reactions in older adults: retrospective cohort study. BMJ. 2009 Jan 7;338:a2752. doi: 10.1136/bmj.a2752. PubMed PMID: 19129307; PubMed Central PMCID: PMC2615549.

Article with unique publisher item identifier (pii) in place of traditional pagination or DOI:

Tegnell A, Dillner J, Andrae B. Introduction of human papillomavirus (HPV) vaccination in Sweden. Euro Surveill. 2009 Feb 12;14(6). pii: 19119. PubMed PMID: 19215721.

37. Monograph on the Internet [Edited 12 May 2009]

Foley KM, Gelband H, editors. Improving palliative care for cancer [Internet]. Washington: National Academy Press; 2001 [cited 2002 Jul 9]. Available from: http://www.nap.edu/books/0309074029/html/.

38. Homepage/Web site [Edited 12 May 2009]

Cancer-Pain.org [Internet]. New York: Association of Cancer Online Resources, Inc.; c2000-01 [updated 2002 May 16; cited 2002 Jul 9]. Available from: http://www.cancer-pain.org/.

Part of a homepage/Web site [Edited 12 May 2009]

American Medical Association [Internet]. Chicago: The Association; c1995-2002 [updated 2001 Aug 23; cited 2002 Aug 12]. AMA Office of Group Practice Liaison; [about 2 screens]. Available from: http://www.ama-assn.org/ama/pub/category/1736.html

40. Database on the Internet [Edited 12 May 2009]

Open database:

Who's Certified [Internet]. Evanston (IL): The American Board of Medical Specialists. c2000 -   [cited 2001 Mar 8]. Available from: http://www.abms.org/newsearch.asp

Closed database:

Jablonski S. Online Multiple Congenital Anomaly/Mental Retardation (MCA/MR) Syndromes [Internet]. Bethesda (MD): National Library of Medicine (US); c1999 [updated 2001 Nov 20; cited 2002 Aug 12]. Available from: http://www.nlm.nih.gov/archive//20061212/mesh/jablonski/syndrome_title.html

Part of a database on the Internet [Edited 12 May 2009]

MeSH Browser [Internet]. Bethesda (MD): National Library of Medicine (US); 2002. Meta-analysis [cited 2008 Jul 24]; [about 2 p.]. Available from: http://www.nlm.nih.gov/cgi/mesh/2008/MB_cgi?mode=&index=16408&view=concept MeSH Unique ID: D017418.

41. Blogs [Added 12 May 2009]

Holt M. The Health Care Blog [Internet]. San Francisco: Matthew Holt. 2003 Oct [cited 2009 Feb 13]. Available from: http://www.thehealthcareblog.com/the_health_care_blog/.

KidneyNotes.com [Internet]. New York: KidneyNotes. c2006 [cited 2009 Feb 13]. Available from: http://www.kidneynotes.com/.

Wall Street Journal. HEALTH BLOG: WSJ's blog on health and the business of health [Internet]. Hensley S, editor. New York: Dow Jones & Company, Inc. c2007 -   [cited 2009 Feb 13]. Available from: http://blogs.wsj.com/health/.

Contribution to a blog:

Mantone J. Head trauma haunts many, researchers say. 2008 Jan 29 [cited 2009 Feb 13]. In: Wall Street Journal. HEALTH BLOG [Internet]. New York: Dow Jones & Company, Inc. c2008. [about 1 screen]. Available from: http://blogs.wsj.com/health/2008/01/29/head-trauma-haunts-many-researchers-say/.

Campbell A. Diabetes and alcohol: do the two mix? (Part 2). 2008 Jan 28 [cited 2009 Feb 13]. In: Diabetes Self-Management Blog [Internet]. New York: Diabetes Self-Management. [2006 Aug 14]. 2 p. Available from: http://www.diabetesselfmanagement.com/blog/Amy_Campbell/Diabetes_and_Alcohol_Do_the_Two_Mix_Part_2

Reider J. Docnotes: Health, Technology, Family Medicine and other observations [Internet]. [place unknown]: Jacob Reider. 1999. CRP again ...; 2004 Apr 2 [cited 2009 Feb 13]; [about 1 screen]. Available from: http://www.docnotes.com/2004/04/crp-again.html

* Legislação

Lei n. 8213 de 24 de julho de 1991 (BR). Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Diário Oficial da União [periódico na internet]. 14 ago 1991. [citado 4 jul 2008]. Disponível em: http://www81.dataprev.gov.br/sislex/paginas/42/1991/8213.htm

Código legal

Occupational Safety and Health Act (OSHA) of 1970, 29 U.S.C. Sect. 651 (2000).

Erratas: os pedidos de correção deverão ser encaminhados em prazo máximo de 07 dias após a publicação da edição.

ITENS DE VERIFICAÇÃO PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista?, caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os METADADOS da submissão estão com todas informações completas ?.

 

Preencher ADEQUADAMENTE todas as informações nos CAMPOS DISPONIBILIZADOS:

 

a) Nome completo de todos os autores (apenas as iniciais em minúsculas);

b) URL (coloque o endereço eletrônico do Currículo Lattes. Ex: http://lattes.cnpq.br/7392652886296731

c) Política de conflito de interesse (clique sobre POLÍTICA DE IC, copie e cole o texto, adaptando-o para cada campo do autor:

Eu, [NOME DO AUTOR PRINCIPAL], certifico que não possuo quaisquer conflitos de interesse relacionado ao artigo.

Eu, [NOME DO AUTOR PRINCIPAL], certifico que [NOME DO AUTOR SECUNDÁRIO] não possui quaisquer conflitos de interesse relacionado ao artigo.

d) Resumo da biografia (tal qual a do artigo ou extraído do Lattes);

 

2. Caso seja artigo com vários autores, utilize o botão "INCLUIR AUTOR" para apresentar os campos adicionais necessários e preenchê-los corretamente.

 

3. Informe o título e o resumo nos campos apropriados.

 

4. Preencha a indexação por completo:

 

a) Área e sub-área do Conhecimento Acadêmico;

b) Classificação de Assunto;

c) Palavras-chave;

d) Cobertura Geo-espacial;

e) Cobertura Cronológica ou Histórica;

f) Características da amostra da pesquisa;

g) Tipo, método ou ponto de vista;

h) Idioma;

i) Agências de Financiamento, caso haja.

  1. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)?
  1. Tem citada e referenciada pelo menos uma Referência da Revista de Fisioterapia UFPE On Line (REUOL)?

As URLs para as referências estão informadas?

  1. O texto está em espaço duplo?; usa a fonte Trebuchet MS de 12-pontos?; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL)?; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos?
  2. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em http://www.revista.ufpe.br/revistaerscience/index.php/revistaerscience/index, na seção Sobre a Revista.
  3. A identificação de autoria do trabalho não deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word. O Editor garantirá o critério de sigilo da revista para a avaliação por pares (ex.: artigos originais), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Declaração de Direito Autoral

TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS


Declaro que, em caso de aceitação do artigo, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista de Fisioterapia UFPE On Line [ERSciense], vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei/emos constar o competente agradecimento à ERSciense.

Assinatura do autor:                                                  Data:

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Atenciosamente,

Prof. Dr. Marcelo Renato Guerino

                   Editor

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.