Distribuição espaço-temporal de sedimentos em um estuário amazônico, Curuçá-PA.

Autores

  • Rosa Maria Da Luz Mendes
  • Ana Carolina Santa Rosa De Souza
  • Maria de Lourdes Souza Santos
  • Maamar El Robtini
  • Pedro Henrique Campos Sousa
  • Marcelo Augusto Moreno Da Silva Alves

DOI:

https://doi.org/10.51359/1980-8208/estudosgeologicos.v29n1p42-54

Palavras-chave:

Granulometria, hidrodinâmica, caracterização sedimentar

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar temporalmente a composição e variação granulomé-trica dos sedimentos superficiais do furo do Muriá, município de Curuçá-PA, classifi-cando sua hidrodinâmica quanto ao grau de energia. Para realização desse estudo foram coletadas cinquenta e seis amostras de sedimentos em quatorze pontos na área de estu-do, durante os períodos de março, junho, setembro e dezembro de 2015, em maré baixa. As análises granulométricas das amostras de sedimentos basearam-se no método que possibilitasse a quantificação e o estudo dos processos costeiros através da caracteriza-ção e distribuições granulométricas. A determinação granulométrica dos sedimentos estudados mostrou dois tipos de textura, conforme os parâmetros que foram silte médio e silte grosso. A distribuição temporal das frações granulométricas foi representativa durante o período estudado, com predomínio das frações silte e argila em todas as amos-tras. O estuário analisado é uma região ainda pouco estudada e que revelou ser um am-biente dinâmico pela ação hidrodinâmica com influência direta na composição dos se-dimentos. Na área de estudo, a granulometria é predominantemente silte arenosa, e atra-vés da análise dos diagramas triangulares de Perjup e Sherpard de Pejrup (1988) se ca-racteriza como hidrodinâmica alta a muito alta, classificando-se como um ambiente de alta energia.

Referências

Albino, J. 1999. Morfodinâmicae pro-cesso de sedimentação atual das praias de Bicanca à Povoação, ES. Tese de doutoramento. Programa de Pós-graduaçãoem Geologia Sedimentar.Instituto de Geociên-cias, USP. 178p.

Camargo, M.G. 2006. SysGran: um sis-tema de código aberto para análi-ses granulométricas do sedimento. Rev.Bras.de Geoc.v.36, n.2, p.371-378.

Corrêa,I.C.S. 2005. Aplicação do Dia-grama de Pejrupna Interpretação da Sedimentação e da Dinâmica do Estuário da Baía de Marajó-PA. Pesq.em Geoc.v. 32,n.2, p.109 -118.

Folk, R.L.; Ward, W.C. Brazos 1957. River Bar: a study in the signifi-cance of grain size parameters.Journ.ofSedim.Petrol., v.27, n.1, p.3-26.

Giarrizzo, T.;U. Krumme. 2007. Spatial differences and seasonal cyclicity in the intertidalfish fauna from four mangrove creeks in a salinity zone of the Curuçá Estuary, North Brazil.Bul.of Mar.Sci.,v. 3, n. 80, p.739-754.

IDESP. 2012. Instituto de Desenvolvi-mento Econômico, Social e Ambiental do Pará. Indicadores de Qualidade Ambiental dos Municí-pios da Região de Integração Guamá. Belém.

Leite, N.R.; Pereira, L.C.C.; Costa, R. M. Distribuição temporal do meso-zooplâncton no furoMuriá, Pará, Brasil. Bol. Mus. Para. EmílioGoeldi. Cienc. Nat., Belém, v. 4, n. 2, p.149-164, maio-ago. 2009.

Lima, A.M., Oliveira, L.L., Fontinhas,R.L., Lima, R.J.S. 2005. Ilha do Marajó: revisão histórica, climato-lógica, bacias hidrográficas e pro-postas de gestão. HOLOS Envir.,v. 5, n. 1, p. 65-80..

Lima, M. W.; Santos, M. L. S.; Monte-lo,D. J.; Nunes, D. M.;Alves, I.C.C. 2015. Análise temporal da composição granulométrica de um estuário amazônico, Pará, Brasil.Sci.Plena,v. 11, n. 01.

Martins, R.F. 2008. Avaliação da pre-sença de metais e de biomarcado-res fecais em Sedimentos do rio Barigüi na região metropolitana de Curitiba-PR. Dissertação de Mestrado,Curso de Pós-Graduação em Engenharia deRe-cursos Hídricos e Ambiental,UFPA, 84p., Belém

Martins, S. E. M. 2007. Caracterização sedimentológicade fundo da área de influência do portode Vila do Conde -margem Leste do rio Pa-rá, Barcarena/PA. Monografiadeconclusão de curso,Faculdade de Oceanografia, Instituto de Geoci-ências. UFPA,69 p.Belém.

Downloads

Publicado

2019-08-22