Distribuição espaço-temporal de sedimentos em um estuário amazônico, Curuçá-PA.
DOI:
https://doi.org/10.51359/1980-8208/estudosgeologicos.v29n1p42-54Palavras-chave:
Granulometria, hidrodinâmica, caracterização sedimentarResumo
O objetivo deste estudo foi analisar temporalmente a composição e variação granulomé-trica dos sedimentos superficiais do furo do Muriá, município de Curuçá-PA, classifi-cando sua hidrodinâmica quanto ao grau de energia. Para realização desse estudo foram coletadas cinquenta e seis amostras de sedimentos em quatorze pontos na área de estu-do, durante os períodos de março, junho, setembro e dezembro de 2015, em maré baixa. As análises granulométricas das amostras de sedimentos basearam-se no método que possibilitasse a quantificação e o estudo dos processos costeiros através da caracteriza-ção e distribuições granulométricas. A determinação granulométrica dos sedimentos estudados mostrou dois tipos de textura, conforme os parâmetros que foram silte médio e silte grosso. A distribuição temporal das frações granulométricas foi representativa durante o período estudado, com predomínio das frações silte e argila em todas as amos-tras. O estuário analisado é uma região ainda pouco estudada e que revelou ser um am-biente dinâmico pela ação hidrodinâmica com influência direta na composição dos se-dimentos. Na área de estudo, a granulometria é predominantemente silte arenosa, e atra-vés da análise dos diagramas triangulares de Perjup e Sherpard de Pejrup (1988) se ca-racteriza como hidrodinâmica alta a muito alta, classificando-se como um ambiente de alta energia.Referências
Albino, J. 1999. Morfodinâmicae pro-cesso de sedimentação atual das praias de Bicanca à Povoação, ES. Tese de doutoramento. Programa de Pós-graduaçãoem Geologia Sedimentar.Instituto de Geociên-cias, USP. 178p.
Camargo, M.G. 2006. SysGran: um sis-tema de código aberto para análi-ses granulométricas do sedimento. Rev.Bras.de Geoc.v.36, n.2, p.371-378.
Corrêa,I.C.S. 2005. Aplicação do Dia-grama de Pejrupna Interpretação da Sedimentação e da Dinâmica do Estuário da Baía de Marajó-PA. Pesq.em Geoc.v. 32,n.2, p.109 -118.
Folk, R.L.; Ward, W.C. Brazos 1957. River Bar: a study in the signifi-cance of grain size parameters.Journ.ofSedim.Petrol., v.27, n.1, p.3-26.
Giarrizzo, T.;U. Krumme. 2007. Spatial differences and seasonal cyclicity in the intertidalfish fauna from four mangrove creeks in a salinity zone of the Curuçá Estuary, North Brazil.Bul.of Mar.Sci.,v. 3, n. 80, p.739-754.
IDESP. 2012. Instituto de Desenvolvi-mento Econômico, Social e Ambiental do Pará. Indicadores de Qualidade Ambiental dos Municí-pios da Região de Integração Guamá. Belém.
Leite, N.R.; Pereira, L.C.C.; Costa, R. M. Distribuição temporal do meso-zooplâncton no furoMuriá, Pará, Brasil. Bol. Mus. Para. EmílioGoeldi. Cienc. Nat., Belém, v. 4, n. 2, p.149-164, maio-ago. 2009.
Lima, A.M., Oliveira, L.L., Fontinhas,R.L., Lima, R.J.S. 2005. Ilha do Marajó: revisão histórica, climato-lógica, bacias hidrográficas e pro-postas de gestão. HOLOS Envir.,v. 5, n. 1, p. 65-80..
Lima, M. W.; Santos, M. L. S.; Monte-lo,D. J.; Nunes, D. M.;Alves, I.C.C. 2015. Análise temporal da composição granulométrica de um estuário amazônico, Pará, Brasil.Sci.Plena,v. 11, n. 01.
Martins, R.F. 2008. Avaliação da pre-sença de metais e de biomarcado-res fecais em Sedimentos do rio Barigüi na região metropolitana de Curitiba-PR. Dissertação de Mestrado,Curso de Pós-Graduação em Engenharia deRe-cursos Hídricos e Ambiental,UFPA, 84p., Belém
Martins, S. E. M. 2007. Caracterização sedimentológicade fundo da área de influência do portode Vila do Conde -margem Leste do rio Pa-rá, Barcarena/PA. Monografiadeconclusão de curso,Faculdade de Oceanografia, Instituto de Geoci-ências. UFPA,69 p.Belém.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Estudos Geológicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais para os textos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos textos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.