Aspectos sedimentológicos e batimétricos da plataforma continental norte de Pernambuco - Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18190/1980-8208/estudosgeologicos.v29n2p17-30Palavras-chave:
Ilha de Itamaracá, batimetria, plataforma interna, plataforma média, sedimentologia.Resumo
O presente trabalho apresenta uma contribuição acerca da fisiografia e da cobertura sedimentar da região de plataforma interna e média adjacente à Ilha de Itamaracá (PE). Esta pesquisa se baseou nos dados obtidos do projeto “Granulados Marinhos – GRANMAR Pernambuco”. A partir desta cobertura de dados foram elaborados mapas de batimetria, do tamanho médio das partículas sedimentares, dos aspectos de seleção do sedimento, e dos teores de carbonato de cálcio dos depósitos superficiais. A análise da fisiografia revelou a presença de reentrâncias e depressões associadas às desembocaduras dos rios. Os principais resultados demonstraram que a cobertura sedimentar é predominantemente calcária de origem bioclástica, com granulação arenosa e que a distribuição dos depósitos superficiais é controlada pela associação de aspectos fisiográficos e hidrodinâmicos locais. Os arenitos de praia e canais atuam na energia do meio, o que promove o a seleção dos sedimentos na plataforma. Enquanto que os paleovales e depressões do fundo marinho atuam como elementos de retenção dos sedimentos mais finos oriundos do continente.Referências
Almeida, T. L. M. 2011. Sedimentologia e batimetria da plataforma interna adjacente a ilha de Itamaracá-PE. Dissertação de Mestrado. PPGEO-UFPE. 92p.
Almeida, T. L. D. M. 2018. Caracterização da dinâmica costeira de Itamaracá-PE: aplicação do sistema de modelagem costeira do Brasil. Tese de doutorado. PPGEO-UFPE. 183p.
Downloads
Publicado
2020-02-13
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2020 Estudos Geológicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais para os textos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos textos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.