Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Surgida como iniciativa de extensão universitária – ainda em 1962, com Paulo Freire –, e como publicação vinculada não a um curso ou departamento específico, mas ao todo de uma instituição universitária – a UFPE –, a Estudos Universitários: revista de cultura traz como uma de suas marcas distintivas a multiplicidade de registros de linguagem. A revista, que tem caráter interdisciplinar, publica tanto artigos científicos referenciais em suas respectivas áreas de origem quanto ensaios ou relatos de experiência profissional, por exemplo, textos passíveis de mais explicitamente promover os fatos do conhecimento como fatos da cultura e da sociedade em geral – para além de resenhas, entrevistas, traduções, contos e poemas. Sob a pluralidade de suas seções, um objetivo norteador persiste: manter claros os vínculos entre relevância acadêmica, relevância cultural e transformação social, e assim difundir e atualizar, número a número, ante a sociedade, o sentido do empreendimento universitário, constitua este a UFPE individualmente ou a universidade em sentido amplo.

O público-alvo do periódico é a comunidade acadêmica em geral, interna e externa à UFPE, e também o público não universitário interessado em cultura.

 

Políticas de Seção

Estudos

Política padrão da seção de artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista adota o sistema de avaliação blind-review (duplo-cego) para os artigos
originais e/ou de revisão e resenhas. Os trabalhos, enviados de acordo com as normas, serão submetidos à avaliação de dois avaliadores ad hoc.

A seleção e a avaliação de entrevistas, relatos de experiência profissional, ensaios, contos, poemas e traduções são de responsabilidade dos editores e do conselho editorial. Esses textos também podem ser escritos por autores convidados.

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...