Institutional environments in the formation of international joint venture: a brazilian case study

Fernando Dias Lopes, Stewart Clegg, Marcelo Milano Falcão Vieira, Siggi Gudergan

Resumo


A pesquisa foi conduzida numa joint venture internacional formada entre uma empresa brasileira e
uma espanhola, localizada no Brasil, operando na indústria de cosméticos. Os CEOS de ambas
empresas foram entrevistados. As entrevistas ocorreram em agosto de 2001 e maio de 2003
acompanhando a evolução do fenômeno pesquisado. Todas as entrevistas foram transcritas e a
análise de conteúdo foi utilizada para desvendar temas teóricos que estruturavam os discursos de
acordo ao modelo de pesquisa desenvolvido com base numa extensiva revisão da literatura. O
modelo muniu a pesquisa de uma estrutura para traçar elementos teóricos diversos no
desenvolvimento da joint venture. Em termos da compreensão de diferentes racionalidades
dispostas pelos diferentes parceiros em seus discursos, foram desenvolvidas etapas dos dois países
que possibilitaram um melhor mecanismo de interpretação. Teoricamente, aspectos da Teorias de
Custo de Transação, da Teoria Institucional e da Dependência de Recursos puderam ser analisadas,
em termos de racionalidades moldando os discursos, configurando as formas de decisão da joint
venture. Com respeito às práticas, essas teorias devem ser consideradas como complementares
em vez de caminhos alternativos para moldar o mundo: cada uma representa um elemento do
trabalho discursivo que compõe a constituição da joint venture.

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