Percepções dos Conceitos de Qualidade e Gestão pela Qualidade Total: estudo de caso na universidade

Emerson Wagner Mainardes, Luis Lourenço, Gerson Tontini

Resumo


Tendo por objetivo revelar o entendimento dos alunos dos principais cursos da Universidade da
Beira Interior (UBI) quanto ao significado para eles dos fenômenos qualidade e gestão pela
qualidade total, inicialmente resgatou-se a história e os principais conceitos, tanto de qualidade,
quanto de gestão pela qualidade total. Na seqüência, apresentou-se a pesquisa realizada, que
utilizou o método fenomenográfico, de caráter exploratório-qualitativo, junto a 144 alunos dos
cinco principais cursos da UBI (Ciências da Comunicação, Bioquímica, Medicina, Gestão e
Engenharia Civil), com a coleta de dados sendo realizada por intermédio de um questionário
estruturado. Após a realização das análises de conteúdo, concluiu-se que não há um conceito de
qualidade predominante, sendo que nos cursos ligados a saúde e a exatas, o conceito mais
presente é o de conformação com as especificações.  Já os cursos ligados às ciências sociais, os
conceitos mais presentes foram qualidade como valor e como atendimento e superação das
expectativas dos clientes. Quanto a gestão pela qualidade total, constatou-se um desconhecimento
do que seja tal fenômeno. Estes achados auxiliam as organizações a compreenderem o que os
novos profissionais do mercado entendem por qualidade, facilitando assim as decisões das
empresas, quando estas focam a qualidade como um diferencial competitivo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


..................................................................................................................................................................................................................................................................................