Vol. 8, No 2 (2010)

Jackeline Amantino de Andrade

Resumo


Dentro do espírito da contínua renovação que marca  as nossas instâncias acadêmicas, a Revista Gestão.Org se renova com uma nova editora, a Profa. Carla Pasa Gòmez. Cumpre a mim a responsabilidade pela edição deste número no qual são apresentados oito artigos que  refletem a variedade de objetos, teorias e métodos no estudo da gestão organizacional.
O primeiro artigo, de autoria de Edileusa Godói de Sousa, da Universidade Federal de São  Paulo e de Valdir Machado Valadão Junior, da Universidade Federal de Uberlândia, trata das relações entre governo e organizações do terceiro setor a partir da abordagem das alianças estratégicas e de um estudo de caso realizado junto a uma ONG analisando suas alianças com a Prefeitura Municipal de Uberlândia. No segundo artigo, José Elmar Feger, da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Virginia Elisabeta Etges, da Universidade de Santa Cruz do Sul/RS, e Adriana Marques Rosseto, da UNIVALE/SC, abordam as estratégias de desenvolvimento regional com base em quocientes locacionais, analisando a atividade do  setor moveleiro em sete Coredes no estado do Rio Grande do Sul e discutindo limites impostos ao planejamento estratégico.
Leonardo Flach e Claudia Simone  Antonello, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no terceiro artigo, apresentam um ensaio teórico explorando a literatura relativa ao conceito de aprendizagem informal e sua relação com as abordagens da aprendizagem organizacional. No quarto artigo, Daniela Soares e  Adriana Vieira, da Faculdade Novos Horizontes/MG, analisam os impactos da reestruturação organizacional considerando a reconstrução da identidade no trabalho a partir de um estudo de caso junto a funcionários do call center de uma empresa do setor de telecomunicações.
O quinto artigo de autoria de Kátia C. de Araújo Vasconcelos, Daniele Quintanilha Merhi, Vânia Maria Goulart e Alfredo Rodrigues Leite da Silva, da Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE), discute a administração de carreiras a partir der estudo descritivo sobre âncoras de carreiras. Já Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues, da UFRGS, Kelmara Mendes Vieira, Fábio Teodoro Tolfo Ribas, Giovana Silva de Arruda e Graciele Maria Frois Santa Catarina, da Universidade Federal de Santa Maria, analisam a relação entre valores pessoais e o compromentimento organizacional com base numa investigação junto a membros de empresas juniores. 
No sétimo artigo, Luciano Castro de Carvalho, Ilisângela Mais e Denise Del Prá Netto Machado, da Universidade Regional de Blumenau, tratam do papel das universidades na inovação desenvolvendo um estudo no qual é analisado o entendimento de pesquisadores sobre a inovação e as relações universidade-empresa no âmbito desta instituição pública de ensino superio
Finalmente, o último artigo, constituindo a seção parcerias, de autoria de Emerson Wagner Mainardes e Luis Lourenço da Universidade da Beira Interior, Portugal, e Gerson Tontini, da Universidade Regional de Blumenau, discutem percepção relativa à qualidade total a partir de uma pesquisa realizada  junto a alunos de cinco cursos desta universidade.


Jackeline Amantino de Andrade
Editor


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


..................................................................................................................................................................................................................................................................................