PANORAMA DA GESTÃO FINANCEIRA DOS RESTAURANTES DO MUNICÍPIO DE PETROLINA-PE (Panorama of the Financial Management of the Restaurants of the Municipality of Petrolina-PE)

Dherverson Dias Evangelista, Erika Maria Jamir de Oliveira

Resumo


Munir-se de ferramentas para a gestão financeira pode ser um meio para manter-se competitivo frente a seus concorrentes, garantir a sobrevivência, desenvolvimento e retorno financeiro positivo do empreendimento. O objetivo desta pesquisa foi descrever o panorama da gestão financeira dos restaurantes do município de Petrolina. A pesquisa caracteriza-se pela abordagem de métodos mistos, utilizou-se como técnica de levantamento, a amostra foi de 48 gestores de restaurantes, a coleta foi realizada por meio de entrevista, instrumentalizada por um questionário. Foi constatado que mais de 50% usam pelo menos uma ferramenta financeira, 83% deles têm problemas relacionados à gestão financeira, 64% utiliza ou já utilizou dinheiro da empresa para fins externos, aproximadamente 41% deles não conseguem manter seu capital de giro constantemente positivo. Essa pesquisa fornece informações que trazem alertas para a necessidade de estabelecer parceria com órgãos de fomento, com vistas a instrução e cursos direcionados a aplicação de ferramentas financeiras e gestão empresarial.

Texto completo:

PDF 1-14

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

..................................................................................................................................................................................................................................................................................