O CONSUMO DE BENS E SERVIÇOS DE MARCAS PATROCINADORAS DE CLUBES DE FUTEBOL - The Consumption Of Goods And Services Of Sponsoring Brands Of Football Teams

Edson Roberto Scharf, Gabriel da Silva Pacheco

Resumo


O objetivo deste estudo é analisar a probabilidade de que o recall da marca dos patrocinadores e determinados constructos de propensão à lembrança possam influenciar o consumo de bens e serviços relacionados a um clube de futebol. De viés quantitativo, esta pesquisa usa a técnica de regressão logística, escolhida por ser capaz de explicar a probabilidade de ocorrência de um evento partindo de uma variável dependente dicotômica. As variáveis independentes foram compostas por constructos apontados no estudo de Grynberg e Rocha (2010) e pelo recall da marca dos patrocinadores. Os resultados sugerem que os torcedores com alta frequência ao estádio, relativo ao constructo Exposição, e os torcedores que pensam, leem e falam sobre futebol diariamente, relativo ao constructo Interesse, têm maior probabilidade estatística em consumir bens e serviços relacionados ao clube de futebol estudado.

http://dx.doi.org/10.21714/1679-18272018v16n2.p167-181


Texto completo:

PDF 167-181

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


..................................................................................................................................................................................................................................................................................