O PROCESSO DECISÓRIO DO CONSUMIDOR NA INTENÇÃO DE USO DE VÍDEOS E LIVROS ELETRÔNICOS EDUCACIONAIS NA INTERNET (The consumer decision-making process in the intention to use the educational electronic video and books on the Internet)

Rodrigo Campos Ferreira, Gérson Tontini

Resumo


Com o intuito de entender o consumidor do mercado de produtos digitais educacionais, este estudo tem como objetivo analisar as principais características que influenciam na intenção de uso de vídeos educacionais e livros digitais educacionais na internet. Para essa análise, adaptou-se o modelo UTAUT2 (Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia) aos produtos digitais educacionais. Os dados foram obtidos valendo-se de uma amostra de 460 respondentes por meio de uma pesquisa quantitativa, caracterizada como descritiva, de corte transversal e de método survey. Foram realizados testes de confiabilidade Alpha de Cronbach, Confiabilidade Composta e Variância Média Extraída e, por fim, foi realizada a Modelagem de Equações Estruturais por meio do software SmartPLS. As dimensões analisadas foram: Segurança, Influência Social, Expectativa de Desempenho, Expectativa de Esforço, Condições Facilitadoras, Motivação Hedônica, Preço, Hábito e Intenção de Uso. Todas as dimensões foram moderadas com base na Idade e no Sexo. Os resultados indicaram que os construtos Expectativa de Desempenho, Motivação Hedônica, Hábito e Sexo, moderando o construto Segurança, exercem influência na intenção de uso de vídeos e livros digitais educacionais.


Palavras-chave


Vídeo digital educacional; Livro digital educacional; Comportamento do consumidor

Texto completo:

PDF 15-31


DOI: https://doi.org/10.21714/1679-1827-2020.v18.n1.p15-31

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

..................................................................................................................................................................................................................................................................................