A RELAÇÃO ENTRE ATIVOS INTANGÍVEIS, DÍVIDA E CRIAÇÃO DE VALOR PARA AS COMPANHIAS DE CAPITAL ABERTO ATUANTES NO BRASIL (The Relationship between Intangible Assets, Debt and Value Creation for the Publicly Held Companies acting in Brazil)

Douglas Dias Bastos, Isabela Lopes Abreu

Resumo


O presente trabalho estudo busca investigar a relação entre ativos intangíveis, dívida e criação de valor. A literatura sugere uma relação positiva entre intangibilidade e criação de valor. Por outro lado, empresas com maior grau de intangibilidade tendem a ser menos endividadas. Já a relação entre dívida e valor é dúbia. A amostra é composta por 261 empresas não financeiras de capital aberto, analisada no período de 2009 a 2016. A técnica econométrica empregada foi regressão com dados em painel pooled e com efeitos fixos. Os resultados indicam que há uma relação direta e estatisticamente significante entre intangibilidade e criação de valor e entre intangibilidade e retorno sobre os ativos. A intangibilidade apresentou relação negativa e estatisticamente significante com a dívida, sobretudo com a dívida a valor de mercado. Já a dívida a valor contábil possui relação direta com a intangibilidade. Por fim, verificou-se uma relação negativa e estatisticamente significante entre criação de valor e dívida.


Palavras-chave


Intangíveis; Dívida; Valor; Dados em painel

Texto completo:

PDF 32-44


DOI: https://doi.org/10.21714/1679-1827-2020.v18.n1.p32-44

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

..................................................................................................................................................................................................................................................................................