PROPOSTA DE UM MODELO ORGANIZACIONAL A UMA MICROENPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS – MOM (Proposal of an organizational model to a micro enterprise that provides services - Omm))

Roberta da Conceição António dos Santos, Aline Dresch, Douglas Rafael Veit

Resumo


Dentre as formas de acompanhar as constantes mudanças do mercado, o modelo organizacional torna-se fundamental para as empresas, independentemente do porte e ramo de atuação. Definições sobre estratégia, estrutura de pessoas e atividades necessárias para a condução do negócio, bem como quais estratégias promocionais podem ser selecionadas, e como organizar os gastos da empresa, acabam por ser ignoradas por microempresas no ato da sua criação. A partir deste contexto, este artigo propõe um modelo organizacional aplicável a microempresas. A pesquisa foi conduzida segundo conceitos propostos pela Design Science Research, possibilitando a criação de um artefato para suportar a solução dos problemas encontrados. Como resultado, é apresentado o MOm, Modelo Organizacional para microempresas bem como o fundamento para a sua construção. As avaliações do modelo foram conduzidas por meio de entrevistas e questionários a dez microempresas de setores variados e verificou-se que os elementos apresentados no modelo são fundamentais para a adequada gestão destas organizações.

Palavras-chave


Modelo organizacional; Estratégia de negócio; Modelo microempresas; MOm

Texto completo:

PDF 45-63


DOI: https://doi.org/10.21714/1679-1827-2020.v18.n1.p45-63

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

..................................................................................................................................................................................................................................................................................