UMA CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA A EFICIÊNCIA NO SERVIÇO PÚBLICO (THE CONTRIBUTION OF THE THEORY OF SOCIAL REPRESENTATIONS FOR AN EFFICIENT PUBLIC SERVICE)

Sorária Maria Rodrigues Sotero Caio, Denílson Bezerra Marques

Resumo


Este trabalho visa averiguar o que são as ações administrativas que promovem a melhoria da eficiência dos serviços públicos, com foco na Teoria das Representações Sociais. Com a expedição da Emenda Constitucional nº 19/98, que instituiu o Princípio da Eficiência, os órgãos públicos passaram a se preocupar com a qualidade dos seus serviços. A inserção de um Princípio Constitucional estabelecendo nova conduta aos servidores públicos pode não ser suficiente para que a eficiência desejada seja alcançada. E é dentro desta perspectiva que esta pesquisa foi realizada, a qual se limitou ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região e ambiciona colaborar com o êxito na implantação de ações que tenham por finalidade a melhoria da gestão do Tribunal, aliando conceitos teóricos às situações cotidianas, utilizando-se de estudo do tipo exploratório e o descritivo e de pesquisa qualitativa, aplicada na forma de grupo focal. Da análise dos resultados ficou patente a influência do processo formador do Tribunal; a existência de uma “atmosfera” própria, e os frutos já decorrentes de implementações de ações que objetivaram a melhoria da gestão. Restou evidente a necessidade de atenção à forma como as ações são propostas, assim como a relevância da legitimidade da pessoa que as propõe.

 

Palavras-chave: Representação Social; Eficiência; Melhoria da Gestão.

 

Abstract

This work aims to find out what are the management actions that promote the improvement the public service’s efficiency, focusing on the Social Representations Theory, developed by Serge Moscovici. After the Constitucional Amendment n. 19/98 which established the principle of efficiency the government began to worry about their service’s quality. The insertion of a new constitutional principle establishing a new conduct to public officials may not be sufficient for the desired efficiency be achieved. It is within this perspective that this research was performed, which was limited to the Tribunal Regional Federal da 5ª Região (Federal Court of Justice) and seek work with the successful implementation of actions whose purpose is to improve the management of the Court, combining theoretical concepts to everyday situations using a study of the type of exploratory and descriptive and qualitative research, applied as a focus group. Analysis of the results demonstrated the effect of trainer of the Court, the existence of an own "environment", and already the fruits resulting from implementation of actions aiming to improve management. Remains a clear need for attention to how the shares are offered, as well as the importance of the legitimacy of the person who proposes.

 

Key-words: Social Representation; Efficiency; Improvement of Management.


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ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B4; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B5; COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: B5; ECONOMIA: B5; INTERDISCIPLINAR: B5; SOCIOLOGIA: B4. 

 

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