GESTÃO DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA NA JUSTIÇA FEDERAL DA 5ª REGIÃO: ANÁLISE DE SUA EFETIVIDADE (ADMINISTRATION OF THE CORPORATIVE EDUCATION IN FEDERAL JUSTICE OF THE 5th REGION: ANALYSIS OF ITS EFFECTIVITY)

Magnus Henriques de Medeiros, Rezilda Rodrigues Oliveira, Tânia Nobre Gonçalves Ferreira Amorim

Resumo


A educação corporativa é um tema central da agenda de organizações que têm as pessoas como partes de seu ativo intangível. Neste contexto, aqui se apresenta os resultados do estudo realizado na Justiça Federal da 5ª. Região, no qual foram delineadas ações que possam viabilizar a introdução da educação corporativa, como passo fundamental para a capacitação institucional nesse órgão. Assim, o Plano Permanente de Capacitação dos Servidores da Justiça Federal (PNC) foi tomado como ponto de partida por sua importância ao criar possibilidades quanto à efetividade da educação corporativa, como já ocorre em outras organizações públicas brasileiras. A pesquisa contou com revisão de literatura, análise documental e questionários específicos respondidos por: a) gestores de Treinamento e Desenvolvimento (T&D); e b) diretores e chefes de gabinete da Justiça Federal da 5ª. Região. Os achados apontam para: a) número reduzido de funcionários nas unidades de T&D para fazer face às exigências do PNC; b) falta de capacitação suficiente para estar alinhado com o paradigma da educação corporativa; c) descontinuidade de ações referentes ao PNC não só em nível local mas sobretudo em instâncias superiores da Justiça Federal; d) inércia gerencial do órgão regional e das seccionais; e e) não integração entre as cinco unidades de T&D da Justiça Federal da 5ª. Região, com prejuízos para o avanço desse processo organizacional. Com base em tais resultados, a pesquisa aponta o que foi feito para fortalecer o alcance do PNC e efetivamente introduzir-se a educação corporativa na JF5.

 

Palavras-chave: Educação Corporativa; Justiça Federal da 5ª Região; Plano Permanente de Capacitação dos Servidores da Justiça Federal (PNC); Treinamento e Desenvolvimento.

 

Abstract

The corporate education is a central theme of the agenda of organizations that have people as part of its intangible assets. In this context, here presents the results of the study of Federal Justice of the 5th. Region, in which were outlined actions to make possible the introduction of the corporate education as a key step for the institutional capacitation in this organ. Thus, the Permanent Plan of the Public Servants Capacitation (CNP) of the Federal Justice was taken as a starting point for its importance in creating opportunities for the effectiveness of corporate education, as occurs in other Brazilians public organizations. The research contains a literature review, document analysis and specific questionnaires answered by: a) Managers of Training and Development (T&D) and b) Directors and Chiefs of Staff of the Federal Justice of the 5th. Region. The findings indicate that there is: a) small number of employees in the units of T&D to meet the requirements of CNP; b) inadequate training, not yet aligned with the paradigm of corporate education; c) discontinuance of actions related to the CNP, not only in local level but especially in the higher echelons of Federal Justice; d) managerial inertia of the Regional and Sectional Organs; and e) lack of integration between the five units of T&D of the Federal Justice, with damage to the advancement of organizational process. Based on these results, the study identifies what was done to strengthen the scope of CNP and effectively to introduce the corporate education in the Federal Justice of the 5th. Region.

 

Key-words: Corporate Education; Federal Justice of the 5th Region; Permanent Plan of Public Servants Capacitation of the Federal Justice (CNP); Training and Development.


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ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B4; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B5; COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: B5; ECONOMIA: B5; INTERDISCIPLINAR: B5; SOCIOLOGIA: B4. 

 

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