OUVIDOR-GESTOR: A NECESSIDADE DO OUVIDOR (OMBUDSMAN MANAGER: THE NECESSITY OF THE MODERN OMBUDSMAN'S)

Chussely Souza Lima

Resumo


Tendo em vista as grandes mudanças ocorridas nas organizações e o crescimento do número de ouvidorias em nossa sociedade, este artigo tem o objetivo de refletir sobre o perfil do Ouvidor no mundo moderno. Através da análise das grandes mudanças acontecidas em nossa sociedade é possível identificar e compreender as competências indispensáveis a este novo Ouvidor. Para o objetivo traçado será abordada a evolução das organizações contextualizando as ouvidorias que serão requisitos relevantes para a constituição do perfil deste profissional. Tomando como base conceitos sobre competências será possível refletir sobre a importância da construção de competências gerenciais para o desenvolvimento das atividades diárias de um ouvidor assim como a conquista de resultados eficazes tanto para a sociedade como para a organização. Para enriquecer a construção deste perfil serão elencados depoimentos de ouvidores e finalmente será possível traçar o perfil deste ouvidor-gestor que tem uma visão sistêmica da ouvidoria e acredita no diferencial da utilização de competências gerenciais para a conquista de resultados efetivo e cidadão.

 

Palavras-chave: Ouvidoria; Perfil do Ouvidor; Ombudsman; Competência.

 

Abstract

In view of the major changes in organizations and the growing number of Ombudsman's offices in our society, this article is intended to reflect on the Ombudsman's profile in the modern world. Through the analysis of large changes in our society you can identify and understand the essential skills needed to this new Ombudsman. For this intended purpose a research has been made about the evolution of the organizations putting in context the offices which are relevant requirements for the profile of this professional. Based on skills  concepts, one can reflect on the importance of building managerial skills for the development of the daily activities of an Ombudsman as well as achieving effective results both for society as for the organization. To enrich the construction of this profile there will be some Ombudsman’s testimonials and finally it will be possible  to trace the profile of this Ombudsman -Manager who has a systemic vision of the Ombudsman activities and who also believes in the usage of managerial skills to achieve effective results.

 

Keywords: Ombudsman; Ombudsman Profile; Ombudsman; Competence.


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ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B4; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B5; COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: B5; ECONOMIA: B5; INTERDISCIPLINAR: B5; SOCIOLOGIA: B4. 

 

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