NOVA GESTÃO PÚBLICA E MOTIVAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO: A CARREIRA DE EPPGG COMO ALTERNATIVA PARA AS DISFUNÇÕES BUROCRÁTICAS

Kadma Maia Maia, Richard Medeiros Medeiros de Araújo, Hironobu Sano, Jomária Mata Alloufa

Resumo


Este artigo visa compreender até que ponto as práticas gerenciais incorporam as dimensões da satisfação e motivação no trabalho de servidores públicos na atualidade. Aborda os modelos de administração burocrática e gerencial, expõe as disfunções do modelo ideal da burocracia weberiana, apresenta a motivação para o trabalho e suas implicações, e evidencia a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) no intuito de apresentar uma alternativa possível de proporcionar satisfação e motivação no trabalho, por meio do enriquecimento do cargo. A metodologia consta de uma pesquisa qualitativa, na qual se fez uso de entrevistas semiestruturadas aplicadas junto a três EPPGG. Utilizou-se da análise de conteúdo com uso da técnica de categorização para a análise os dados.  Os resultados demonstraram a satisfação e motivação dos gestores, a prevalência da administração burocrática com fortes indícios da administração gerencial e ausência de disfunções burocráticas. Evidenciaram que o modelo da nova gestão pública, uma vez implantado conforme descrito na teoria, pode combater disfunções burocráticas e contribuir para a satisfação e motivação dos servidores públicos. Destaca-se a relevância de estudos posteriores, visto que foram apontadas diversidades de condições de trabalho de órgão para órgão e dificuldades enfrentadas no início da carreira.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B4; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B5; COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: B5; ECONOMIA: B5; INTERDISCIPLINAR: B5; SOCIOLOGIA: B4. 

 

Publicação e Apoio:

 

 

RGP está indexada em:

 

Instituições de referência para a RGP: