COMPRAS DE PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS DE CARNE BOVINA NA PREFEITURA DE SÃO PAULO: UM ENFOQUE NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Geraldino Carneiro de Araújo, Maria Tereza Saraiva de Souza

Resumo


O objetivo deste estudo é analisar as compras públicas sustentáveis da Prefeitura de São Paulo no desenvolvimento da cadeia de suprimentos verde da carne bovina. A fundamentação teórica trata sobre cadeia de suprimentos, fluxo produtivo da carne bovina, compras públicas sustentáveis e o modelo conceitual de análise de compras públicas sustentáveis de carne bovina. O método de pesquisa é descritivo-exploratório, com uma abordagem qualitativa, a estratégia utilizada foi a o estudo de caso único, com a utilização das seguintes fontes de evidência: pesquisa documental e registro em arquivos. Os resultados da pesquisa apresentam o pacto da pecuária da iniciativa Conexões Sustentáveis e a situação da implantação das compras públicas sustentáveis nas secretarias municipais, a partir deste último item destaca-se a Secretaria Municipal de Educação (SME) e de forma específica o Departamento de Merenda Escolar (DME). Foram identificados cinco editais de licitação de compra de carne bovina, notou-se a exigência quanto à situação regular junto ao Ministério do Trabalho e quanto à Lei Municipal nº 15.120/10. Concluiu-se que possível ver um movimento em prol da efetivação das compras públicas sustentáveis de carne bovina.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B4; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B5; COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: B5; ECONOMIA: B5; INTERDISCIPLINAR: B5; SOCIOLOGIA: B4. 

 

Publicação e Apoio:

 

 

RGP está indexada em:

 

Instituições de referência para a RGP: