COMUNICAÇÃO PÚBLICA VOLTADA PARA O CIDADÃO: ANÁLISE DO PORTAL DE TRANSPARÊNCIA DO RIO GRANDE DO SUL

Raquel Ditz Ribeiro, Flavia Luciane Scherer, Aletéia de Moura Carpes, Maríndia Brachak dos Santos

Resumo


A comunicação pública é um conceito em construção e é abordada neste estudo tomando-se por base autores como Jorge Duarte, Elizabeth Brandão e Heloíza Matos, como aquela comunicação que é voltada para o cidadão. Para tanto, o objeto escolhido foi o Portal da Transparência do RS, sendo a intenção principal verificar se este portal  efetivamente trata-se de um canal de comunicação pública. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, onde foi realizado o estudo de caso para o alcance do objetivo proposto e análise dos dados por meio da análise de conteúdo. A investigação indica que, devido às suas limitações, o Portal da Transparência RS não apresenta aspectos de comunicação pública voltada para cidadão e que ainda é preciso evoluir para que se tenha uma comunicação pública realmente efetiva.

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ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B4; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B5; COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: B5; ECONOMIA: B5; INTERDISCIPLINAR: B5; SOCIOLOGIA: B4. 

 

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