Marketing Público e Orientação para o Cidadão-Consumidor: um Levantamento da Produção Científica Brasileira entre 1997 e 2008

Patrícia Aparecida Ferreira, Cléria Donizete da Silva Lourenço, Renata Pedretti Morais Furtado, Sabrina Soares da Silva

Resumo


Após um período de predominância dos modelos patrimonialista e burocrático, a gestão pública brasileira experimenta o modelo gerencial. Um dos fundamentos deste modelo é a melhoria na prestação de serviços públicos que deveria ser norteada pela eficiência e orientada para o cidadão-consumidor. Entende-se que sob esse enfoque, o marketing pode ser visto como um campo de conhecimento de muito valor. Por isso, procurou-se fazer um levantamento bibliográfico para identificar como a academia brasileira tem trabalhado os temas marketing público e/ou orientação para o cidadão-consumidor.  A base de dados da pesquisa foi constituída a partir de todos os artigos que trataram dos temas publicados em três eventos e em dez periódicos brasileiros da área de administração no período de 1997 a 2008. Por meio da leitura e análise de conteúdo desses trabalhos foi possível verificar como estes temas têm sido tratados na literatura da área de administração. Como resultado, duas categorias analíticas foram desenvolvidas: abordagem reflexiva e abordagem funcional. Do mesmo modo, foram traçadas algumas considerações como uma proposta de uma agenda de pesquisa, visto que os resultados elucidam que os temas ainda são pouco desenvolvidos e não se configuram como uma linha de pesquisa sedimentada.


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ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B4; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B5; COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: B5; ECONOMIA: B5; INTERDISCIPLINAR: B5; SOCIOLOGIA: B4. 

 

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