Modelos de Gestão Pública e Qualidade Operacional no Sector das Águas Português: estudo comparado

Hugo Consciência Silvestre, Joaquim Filipe Araújo

Resumo


este artigo fazemos o estudo da relação entre os modelos de prestação de serviços públicos existentes no setor das águas em Portugal com a qualidade de tipo operacional e qualidade do bem fornecido. Para o efeito socorremo-nos de um desenho de pesquisa de tipo comparativo numa perspectiva diacrónica ou dinâmica, o desenho de painel – 2002 a 2009 – e cujos dados foram recolhidos dos relatórios da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, entidade que supervisiona e controla as empresas que operam no sector das águas. Fazendo uso da Análise de Variância analisamos os modelos de prestação deste bem relativamente à qualidade da prestação de serviço e à qualidade da água disponibilizada aos cidadãos.

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ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B4; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B5; COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: B5; ECONOMIA: B5; INTERDISCIPLINAR: B5; SOCIOLOGIA: B4. 

 

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