Consulta de Enfermagem: Implementar a Sistematização da Assistência de Enfermagem ambulatorial em um Complexo Hospitalar Universitário

Zelma Barbosa Guimaraes, Gilmara Ribeiro Rodrigues

Resumo


RESUMO

A consulta de enfermagem compõe um conjunto de ações sistematizadas, dinâmicas, privativa da enfermeira, que tem como foco central o cuidado ao ser humano. Essa autonomia da enfermeira facilita a detecção de problemas, a intervenção quando necessário e também a prestação do cuidado e encaminhamentos que se fizerem necessários para resolução dos problemas. Trata-se de um relato de experiência que objetiva descrever a introdução da consulta de enfermagem, de forma contínua e sistematizada, na assistência ambulatorial de um serviço de atenção aos usuários do SUS, como um diferencial para o serviço de enfermagem. O projeto teve início em novembro de 2009 no ambulatório de cardiologia para o atendimento do usuário que realiza a primeira consulta médica. Seguiu-se o referencial teórico das necessidades humanas básicas (Horta) e a North American Nursing Diagnosis Associaton (NANDA), no que se refere aos diagnósticos de enfermagem sendo adequado à realidade ambulatorial. A sistematização do cuidado contribui para maior resolutividade das necessidades de saúde do indivíduo e a consulta de enfermagem é um instrumento de trabalho que projeta a enfermeira na assistência ao padronizar suas ações. Contudo, na área ambulatorial a sua aplicabilidade é complexa devido às características do serviço, sendo uma iniciativa arrojada que requer o envolvimento de toda a equipe multidisciplinar.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B4; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B5; COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: B5; ECONOMIA: B5; INTERDISCIPLINAR: B5; SOCIOLOGIA: B4. 

 

Publicação e Apoio:

 

 

RGP está indexada em:

 

Instituições de referência para a RGP: