MECANISMO DE ENFRETAMENTO À EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO: INSERÇÃO DO CONTEÚDO SOBRE PROFISSÕES NO ENSINO MÉDIO

Fernando Coutinho Garcia, Elbe Figueredo Brandão Santiago

Resumo


O fenômeno da evasão no ensino superior promove prejuízos econômicos, financeiros e sociais, em especial, para as Instituições Públicas de Ensino Superior. Estudar os fatores determinantes e as alternativas para o enfretamento da evasão sob a ótica de evadidos, professores e coordenadores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes - é o objetivo deste artigo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa. O referencial teórico foi composto de duas temáticas: evasão e identidade. O resultado da pesquisa apontou para o fortalecimento dos mecanismos já existentes na Unimontes como o projeto político pedagógico, maior flexibilidade, a modernização dos cursos, a retomada da mostra de profissões e uma maior integração professorUniversidade. Entretanto, uma das principais causas da evasão no Ensino Superior antecede a entrada do aluno na Instituição, conforme identificado neste estudo. Como alternativa, propõe-se a aplicação de teste vocacional e a inserção do conteúdo sobre profissões no ensino médio público e privado, visando amparar a escolha e a decisão do estudante sobre seu futuro profissional.

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ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B4; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B5; COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: B5; ECONOMIA: B5; INTERDISCIPLINAR: B5; SOCIOLOGIA: B4. 

 

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