CIDADÃO-CONSUMIDOR: EM BUSCA DE UM CONCEITO

Cléria Donizete da Silva Lourenço, Patricia Aparecida Ferreira

Resumo


Em um contexto de Reforma do Estado e Administração Pública Gerencial no qual foi inserido o Brasil a partirde 1995, é inevitável a reflexão sobre o papel do cidadão na sua relação com o Estado. No bojo das mudançasocorridas na gestão pública, surgem diversos termos para se referir ao cidadão – cidadão-usuário, cliente-cidadão,cidadão-consumidor, cidadão-cliente, cidadão-proprietário, cidadão virtuoso, cidadão-parceiro. A utilizaçãodessa diversidade de terminologias, ao invés de clarear a noção de cidadão na administração públicacontemporânea, muitas vezes acaba por dificultar o entendimento do seu papel. Diante disso, este artigo tempor objetivo explorar os diversos conceitos e os papéis atribuídos ao cidadão diante do Estado. Após a apresentaçãode cada um desses termos, procurou-se argumentar que cidadãos e consumidores não são atorespolíticos excludentes e que lógica de mercado e interesse público caminham juntos no gerencialismo presentenos serviços públicos na atualidade.

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ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B4; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B5; COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: B5; ECONOMIA: B5; INTERDISCIPLINAR: B5; SOCIOLOGIA: B4. 

 

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