O Contador Público: Estudo Exploratório na Região Metropolitana da Serra Gaúcha

Diego Luís Bertollo, Andrea Simoni Kiekow, Rodrigo Triaca, Andre Luiz Marchalek, Marta Elisete Ventura Motta, Maria Emília Camargo

Resumo


Diante das transformações tecnológicas nas organizações públicas, o profissional contábil     surge como o principal agente responsável pelo tratamento e disseminação das informações contábeis e gerenciais. Num contexto de diversificação de atividades, uma das principais tarefas do Contador é produzir e gerenciar informações úteis aos usuários da Contabilidade para a tomada de decisões. Assim, esta pesquisa teve por objetivo identificar o perfil dos contadores públicos na região metropolitana da serra gaúcha em relação aos interesses de especialização nas áreas de atuação e nos setores que trabalham dentro do ambiente público e a postura destes perante a sociedade. Esta pesquisa caracterizou-se em sua abordagem como quali e quantitativa, e quanto aos objetivos como descritiva, sendo que a técnica utilizada foi a aplicação de um questionário indutivo para os contadores públicos da região metropolitana da serra gaúcha buscando coletar informações para a elaboração desta pesquisa. Como principais resultados, tem-se que 68% dos entrevistados possuem curso de especialização, em relação ao domínio de informática, 60% possuem nível avançado e 92% não tem domínio de língua estrangeira. Para futuros estudos sugere-se aplicação de questionário para todos os contadores públicos do Estado do Rio Grande do Sul, a fim de conseguir identificar os perfis destes profissionais.

Palavras-chave


Contabilidade Pública; Profissional Contador; Lei de Responsabilidade Fiscal.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B4; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B5; COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: B5; ECONOMIA: B5; INTERDISCIPLINAR: B5; SOCIOLOGIA: B4. 

 

Publicação e Apoio:

 

 

RGP está indexada em:

 

Instituições de referência para a RGP: