CONTRATUALIZAÇÃO DE RESULTADOS COMO MECANISMO DE INCENTIVO EM UMA ORGANIZAÇÃO HOSPITALAR LOCALIZADA NA MESORREGIÃO CENTRO OCIDENTAL DO PARANÁ

Josimari de Brito Morigi, Marcos Junio Ferreira de Jesus, Adalberto Dias De Souza, Kerla Mattiello

Resumo


O presente estudo tem como escopo analisar a contratualização de resultados como mecanismo de incentivo em uma organização hospitalizar localizada na Mesorregião Centro Ocidental do Paraná, no recorte temporal que se estende de 2011 a 2016. Salienta-se que nesta análise buscou-se avaliar como a contratualização de resultados junto à Santa Casa de Misericórdia tem promovido melhorias dos serviços da organização. Para se atingir esse objetivo, fez-se necessária a realização de uma pesquisa qualitativa e exploratória, aqui apresentada na forma de um estudo de caso. Os dados coletados no referente período foram relevantes para a compreensão de possíveis pressões vivenciadas no âmbito interno da organização, e outros problemas relacionados com as demandas de hospitais que atendem ao Sistema Único de Saúde – SUS. Os resultados indicam que contratualizar resultados, proporciona maior autonomia de gestão à organização e em contrapartida promove o compromisso prévio de resultados entre as partes envolvidas e, que na contratualização o adequado uso dos recursos é uma obrigação da organização contratada, mas não é condição para se avaliar desempenho.


Palavras-chave


Contratualização de resultados; Serviços de saúde; Incentivos financeiros; Desempenho da organização hospitalar.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B4; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B5; COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: B5; ECONOMIA: B5; INTERDISCIPLINAR: B5; SOCIOLOGIA: B4. 

 

Publicação e Apoio:

 

 

RGP está indexada em:

 

Instituições de referência para a RGP: