COMUNICAÇÃO E MARKETING NO SETOR PÚBLICO: UMA PRÁTICA QUE PERMITE O FORTALECIMENTO DA CIDADANIA E A MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA

Maria de Pádua Ribeiro, Elias Rodrigues Oliveira

Resumo


Com o surgimento do gerencialismo na administração pública no início dos anos oitenta nos países ocidentais, juntamente com a nova gestão pública houve uma mudança na relação entre o Estado e os cidadãos. Diversos países começam a perceber os cidadãos como clientes, levando a aplicar ferramentas de comunicação e marketing no setor público. Assim, pretendeu-se construir um ensaio teórico expondo algumas questões pertinentes à temática da comunicação e marketing público, com foco na administração pública brasileira. Para tanto partiu-se da seguinte questão de pesquisa: qual o papel que a comunicação e o marketing podem assumir na melhoria do setor público? Como objetivo geral, buscou-se compreender o papel que a comunicação e o marketing podem assumir na melhoria do desempenho do setor público e no desenvolvimento da sociedade. Além disso, o estudo contribui para identificar as inovações da comunicação e marketing no setor público. Para tanto utilizou-se de uma revisão da literatura (teórica e empírica) que aborda essa temática, além de uma análise dos casos das Prefeituras de Belo Horizonte/MG e Curitiba/PR. A comunicação e o marketing atuam no sentido de atender as necessidades e anseios dos cidadãos, de forma a satisfazer o público e potencializar a cidadania.

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ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO: B4; CIÊNCIAS AMBIENTAIS: B5; COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: B5; ECONOMIA: B5; INTERDISCIPLINAR: B5; SOCIOLOGIA: B4. 

 

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