A PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO MULTIMÍDIA: CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E MULTILETRAMENTOS

Domitilla Medeiros Arce, Adair Vieira Gonçalves, Milenne Biasotto

Resumo


Inserido no âmbito do campo aplicado dos
estudos linguísticos, este artigo é resultado de uma
pesquisa documental que analisa as atividades de
produção escrita dos três volumes da coleção de livros
didáticos multimídia (composta de livro digital e livro
impresso): “Português – Linguagens em Conexão”
(Ensino Médio). O objetivo mais amplo é descrever, por
meio de uma sinopse (CORDEIRO, 2015), as atividades
de produção escrita da coleção; e, de forma mais
específica, investigar a concepção de linguagem
subjacente às propostas de produção textual multimodal,
bem como se os objetos de ensino do Eixo 3 (Produção
Escrita e Oral) fomentam as atividades
multiletradas/culturais e semióticas (ROJO, 2009). Como
resultados, constatou-se que: a) a concepção de
linguagem da coleção se enquadra na abordagem
interacionista; b) a escrita é vista como um processo e a
reescrita como mais uma das etapas desse processo; c)
a interdisciplinaridade é explorada nos temas propostos;
d) os multiletramentos estão subjacentes à concepção de
linguagem sociointeracionista, que abarca inúmeras
práticas sociais e diversas mídias.


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DOI: https://doi.org/10.12345/htxt.v18i1.247965

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