Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Sob a perspectiva da Comunicação, em consonância com as demais áreas das Ciências Humanas e Sociais, a proposta editorial da revista Ícone abriga temáticas e conexões interdisciplinares com o objetivo de discutir (1) problematizações de linguagem, produções e processos midiáticos e suas implicações sociopolíticas, práticas profissionais e relações de poder na Comunicação; e (2) fenômenos estéticos como marcas das produções culturais que se manifestam sobretudo através da imagem e do som. A partir deste escopo, o periódico terá ênfase em pesquisas que abordam temáticas como ética, democracia e direitos humanos; consumo; ideologia e representações; estratégias narrativas e discursivas; reconfiguração de formatos e tecnologias; interações; teoria do cinema e gêneros fílmicos; estudos do som; imagem técnica; mídia e memória; experiência estética; fotografia; cena, rede musical e música popular massiva; teorias da imagem; fotodocumental; performance; e temas conexos.

Com periodicidade quadrimestral, cada edição da Ícone divulga artigos sob a organização de dossiês temáticos, além de um bloco de resenhas e de artigos sob temática livre. Além disso, poderá dispor de seções especiais com a divulgação de entrevistas e informes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE, responsável pela edição da revista.

Área de Conhecimento: Comunicação e Informação

País de Publicação: Brasil

Público-alvo: A revista Ícone é dirigida principalmente a professores, pesquisadores e estudantes da área de Comunicação e Ciências Sociais. A revista ainda incentiva a distribuição de seu conteúdo, de forma livre e gratuita, aos profissionais da área.

Periodicidade: quadrimestral (a partir de 2019);
semestral (até 2018)

ISSN da versão online: 2175-215X
ISSN da versão impressa: 1516-6082 (descontinuado em 2006)

 

Políticas de Seção

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Artigos relacionados ao dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Livres

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Resenhas publicadas na edição

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Entrevistas publicadas na edição

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Homenagem

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Abertura

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista Ícone utiliza a política de avaliação duplo-cega na qual não há tanto identificação dos autores como dos avaliadores. Todos os artigos são inicialmente revisados pelos Editores que verificam se se enquadram no escopo da revista e nas normas editoriais. Em seguida, os trabalhos são enviados para pelo menos dois avaliadores externos. Os avaliadores são selecionados de acordo com a temática do artigo, dos referenciais teóricos e metodológicos adotados e, em alguns casos, pela localização geográfica.

Avaliadores que possuam algum tipo de conflito de interesses - por exemplo, que tenham conhecimento da pesquisa ou que sejam da mesma instituição do autor - não serão selecionados.

Em caso de divergência entre os pareceres, um terceiro avaliador poderá ser convidado. A decisão final será tomada pelo Editor encarregado pelo artigo tendo como base os pareceres. O editor poderá: a) aceitar o artigo com poucas modificações; b) solicitar modificações substanciais no texto; c) solicitar que o artigo seja revisado e submetido novamente; d) recusar o artigo.

No caso dos artigos aceitos, a equipe editorial da Ícone pode proceder de alterações de ordem formal, ortográfica e gramaticam, realizadas por editores e revisores especializados - após consulta aos autores.

Os textos não aceitos para publicação na Ícone, arquivados pelo sistema, estão liberados para submissão em outros periódicos.

Acesse aqui um resumo do Procedimento Editorial e dos Prazos de avaliação e publicação dos artigos submetidos à revista Ícone.

 

Periodicidade

Quadrimestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Indexação

Desde sua retomada em 2018, a Ícone está em processo de cadastramento de novos indexadores. Por esta razão, estamos em constante atualização de suas bases de dados, catálogos e diretórios disponíveis. Acompanhe esta página para conhecer mais os últimos indexadores cadastrados. 

Bases de Dados

Google Acadêmico

 

Catálogos

Portal .periodicos. CAPES

Portal de Periódicos UFPE

Latindex

 

Diretórios

Sumários.org

LivRe